O primeiro-ministro considerou, nesta terça-feira, que a aprovação do plano de reestruturação da TAP pela Comissão Europeia “atesta a confiança no futuro” da transportadora aérea, através de uma publicação na sua conta oficial na rede social Twitter.
Esta publicação surge em reação à decisão de Bruxelas de aprovar o plano de reestruturação da TAP e a ajuda estatal de 2.550 milhões de euros, impondo que a companhia aérea disponibilize até 18 slots por dia no aeroporto de Lisboa.
“A aprovação do plano de reestruturação pela Comissão Europeia atesta a confiança no futuro da nossa companhia de bandeira. A estratégia de reforço da sustentabilidade e competitividade da empresa já está em marcha e será também determinante para a recuperação da nossa economia”, escreveu António Costa no Twitter.
A Comissão Europeia referiu em comunicado que o aval surge após uma investigação aprofundada, iniciada a 16 de julho passado, com o propósito de avaliar melhor a conformidade do plano de reestruturação proposto por Portugal para a TAP e do auxílio conexo.
Margrethe Vestager, vice-presidente executiva da Comissão Europeia afirma: “O apoio público significativo virá com salvaguardas para limitar as distorções da concorrência, já que a TAP se comprometeu a disponibilizar slots, faixas horárias que as companhias aéreas podem usar para descolar e aterrar no aeroporto de Lisboa, onde detém poder de mercado significativo”.
Na sua mensagem, António Costa advoga ainda que está em construção “um futuro mais sólido para a empresa, para os seus trabalhadores e para o país”.