Sábado, Novembro 23, 2024
InícioEntrevista“Aproximadamente metade dos nossos associados são CEOs de PME” – Pedro Martins

“Aproximadamente metade dos nossos associados são CEOs de PME” – Pedro Martins

Por: Filipa Ribeiro

A Lusofonia Digital é uma comunidade dedicada ao avanço da economia, da sociedade e da educação nos países de língua portuguesa, com incentivo à inovação e à transformação digital.

Em entrevista à PME Magazine, Pedro Martins, curador global da Lusofonia Digital, CEO do PMhub e Dean da Euro American Business School, fala sobre este projeto e quais as perspetivas para os próximos anos.

PME Magazine (PME Mag.) – Em que consiste e qual a missão da Lusofonia Digital?

Pedro Martins (P.M.) – A Lusofonia Digital é um ecossistema com o propósito de “acelerar o desenvolvimento social, económico e educacional da lusofonia na era digital”. Foi fundada dia 17 de maio deste ano, na Nova SBE, por 76 conselheiros de 17 países, durante o HR Digital by APG. Estamos organizados por oito capítulos nacionais (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tome e Príncipe e Timor-Leste) e por sete capítulos de especialidade (Inovações, Estratégias, Futuro do Trabalho, Liderança e Competências, Tecnologias, Universidades e Saúde). Estes capítulos desenvolvem eventos, publicações, estudos e parcerias com outras entidades que visem o mesmo propósito da Lusofonia Digital.

PME Mag. – Quais as parcerias envolvidas e de que modo estas contribuem para a realização dos projetos?

P.M. – Temos inúmeras parcerias que destaco com a APG – Associação Portuguesa de Gestão de Pessoas e o Brasil Digital para Todos (ecossistema brasileiro semelhante à Lusofonia Digital) e que foram os cofundadores da Lusofonia Digital; com a Universidade Europeia (Portugal), Universidade Presbiteriana Mackenzie (Brasil) e Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil), com quem desenvolvemos em parceria Mestrados e Pós-graduações; com a SBIS – Sociedade Brasileira de Informática em Saúde e a  International Association of Artificial Intelligence, com quem desenvolvemos eventos e estudos. Já a Luanda Antena Comercial e a MIT – Technology Review transmitem os nossos eventos. Mas temos muitas mais parcerias, a maioria ainda embrionárias.  

PME Mag. – Quais são as expectativas para o Encontro Nacional de Educação Corporativa em Saúde?

P.M. – O 13º Encontro Nacional de Educação Corporativa em Saúde é realizado pela Sociedade Brasileira de Informática em Saúde desde 2010, este ano com a parceria institucional da Lusofonia Digital, com o objetivo de difundir o conhecimento e de estimular o pensamento transformador sobre os diversos temas atuais que envolvam a gestão e a assistência em saúde no Brasil. Este ano realizasse no metaverso. Mas gostaria de destacar também outras parcerias institucionais da Lusofonia Digital: com a Cimeira Lusófona de Liderança, 54th International People Conference da APG,  Leadership Summit Portugal e muitas mais.

PME Mag. – Em que medida este projeto ajuda as PME em Portugal?

P.M. – Acreditamos que podemos também ajudar muito as PME quando promovemos a inovação, a otimização digital e o desenvolvimento das pessoas para acelerar o desenvolvimento social, económico e educacional da lusofonia no mundo contemporâneo. O facto de aproximadamente metade dos nossos associados serem CEOs de PME, com certeza significa que podemos ajudar muito essas empresas.

PME Mag. – Qual tem sido o feedback dos debates recentemente promovidos?

P.M. – Os resultados dos nossos pouco mais de dois meses de existência tem superado as melhores expetativas. O número de associados cresceu aproximadamente 300%, todos c-level, incluindo reitores e diretores de 22 universidades. Durante este mês, iniciaremos quatro MBAs e um Mestrado em parceria com universidades portuguesas e brasileiras. Os nossos inúmeros webinares têm sempre a assistência de largas dezenas de participantes dos cinco continentes, e é frequente excederem largamente a duração devido à interatividade entre os participantes. Iniciamos também dois ambiciosos projetos de pesquisa científica e somos parceiros institucionais dos principais eventos empresariais da lusofonia.

PME Mag. – Quais as metas desta comunidade para os próximos dois anos?

P.M. – O nosso objetivo é o desenvolvimento continuo do nosso propósito inesgotável: “acelerar o desenvolvimento social, económico e educacional da lusofonia na era digital”. Como somos uma organização de voluntários pro bono, com uma gestão colaborativa, orgânica e exponencial, não nos orientamos por metas (o céu é o limite), mas por direcionais, e talvez por isso os resultados que referi ultrapassam todas as nossas melhores expectativas. 

PODE GOSTAR DE LER
Continue to the category
PUB

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

PUB

SUSTENTABILIDADE

Continue to the category