O Fundo Logístico da Aquila Capital para o Sul da Europa (ACSEL), uma empresa de investimento e desenvolvimento, atingiu um total de três ativos imobiliários na área da logística e irá expandir o portfólio para Espanha.
Em Portugal, os dois ativos que integram o fundo estão localizados na Azambuja – Rainha Green Logistics Park e em Torres Vedras –Magalhães. Do portfólio inicial, consta ainda um ativo em Itália, na região de Tortona.
O fundo de investimento aberto (SICAV-RAIF) pretende gerar rendimentos estáveis a partir de um portfólio diversificado de ativos logísticos recém-construídos, sustentáveis e compatíveis com os critérios ESG em países do sul da Europa como Portugal, Espanha e Itália.
Quanto aos investimentos, os critérios de seleção da empresa passam pela proximidade a polos rodoviários, uma vez que minimiza as emissões de carbono relacionadas com deslocações, o cumprimento de normas de construção sustentável e a instalação de painéis solares fotovoltaicos no telhado.
O ACSEL obteve um empréstimo de longo prazo para financiar os seus dois ativos portugueses, o que fixou a alavancagem global do portfólio em 30%. Perante estes resultados, a Aquila Portugal espera que os investidores tenham agora a oportunidade de investir mais capital no fundo no segundo semestre de 2023.
“Espanha, Itália e Portugal oferecem um potencial de recuperação no setor da logística imobiliária que é substancial em comparação com a Europa Ocidental. Estes países apresentam taxas de crescimento significativamente acima da média no comércio online, o que se traduz numa procura imediata de espaço que pode ser utilizado para a logística imobiliária”, explica Till Schulz-Eickhorst, managing director & head fund management sustainable infrastructure na Aquila Capital.
O managing director conta ainda que a presença da marca nestes três mercados permite-lhes, além de aceder a redes locais, identificar novos projetos e desenvolver oportunidades de investimento com um elevado potencial de retorno.