Home / MERCADO / Economia / Arrendamento em Portugal aumenta no mês de fevereiro
No mês de fevereiro, Lisboa foi considerada a cidade mais cara para arrendamento
No mês de fevereiro, Lisboa foi considerada a cidade mais cara para arrendamento (Fonte: Pexels)

Arrendamento em Portugal aumenta no mês de fevereiro

Os preços das casas para arrendar em Portugal apresentaram uma subida de 2,1% em fevereiro face ao mês anterior. Relativamente à variação trimestral, a subida foi de 7,3% e à variação anual de 22,7%.

Atualmente arrendar uma casa em Portugal custa 13,4 euros/m2, sendo que o preço de arrendamento aumentou em nove capitais de distrito. Leiria está no topo da lista, com 3%. Seguem-se na lista, Lisboa, Viana do Castelo, Faro, Setúbal, Santarém, Braga, Coimbra e Funchal. No entanto, pelo contrário em Aveiro, Castelo Branco, Évora e Porto, registaram uma diminuição de preços, de -3,9%, -3,8%, -1,8 e -1% respetivamente. As cidades consideradas mais económicas são Castelo Branco, Santarém e Leiria.

No que diz respeito aos distritos e ilhas, os preços das casas para arrendar apenas desceram em Viana do Castelo, Évora, Castelo Branco e Aveiro. Na cidade de Faro e Porto, o valor permaneceu constante. Já nas cidades de Portalegre, Coimbra, Lisboa, Santarém, Funchal, Vila Real, Braga, Leiria e Setúbal os preços subiram, entre 0,5 e 17 euros/m2. Quanto aos distritos mais em conta economicamente, destacam-se Vila Real, Portalegre e Castelo Branco.

A Área Metropolitana de Lisboa é considerada a região mais cara, com 16,3 euros/m2 com uma subida de arrendamento de 2,6%, e de seguida, o Norte, Algarve e a Região Autónoma da Madeira. Por outro lado, as regiões mais baratas são o Centro com 7,7 euros/m2, a Região Autónoma dos Açores com 7,8 euros/m2 e o Alentejo com 8,2 euros/m2.