Por: Filipa Ribeiro
A missão da Protótipo é desenvolver e implementar soluções integradas de sistemas de informação que otimizem os processos e promovam o crescimento a longo prazo dos clientes.
Em entrevista à PME Magazine, o fundador da empresa José Azevedo Rodrigues conta quais os desafios e necessidades do mercado e de que modo os seus serviços de desenvolvimento de software de gestão e de implementação de soluções que tornem os processos empresariais mais eficientes poderão ser úteis para as PME.
PME Magazine (PME Mag.) – Com que objetivo nasce a Protótipo?
José Azevedo Rodrigues (J.A.R.) – A Protótipo nasce de um projeto de fim de licenciatura no ISCTE – Informática e Gestão de Empresas, que versou sobre a informatização dos instrumentos de prestação de contas. Inicialmente era um projeto académico que visava aplicar a tecnologia à necessidade de informação empresarial, mas rapidamente se veio a demonstrar como de grande utilidade para as empresas. Essa perceção decorreu de uma publicação na editora Rei dos Livros do livro “Demonstrações Financeiras do POC e Declaração Modelo 22” em 1996, tendo-se constituído a Protótipo, que acolheu os alunos finalistas do projeto académico, tendo progressivamente respondendo e até liderando as necessidade de mercado em termos de prestação de contas.
PME Mag. – O que vos distingue no mercado?
J.A.R. – Sobretudo o rigor e a inovação. A prestação de contas das empresas é uma área de enorme sensibilidade e que exige sistemas que não podem ter subjacente um único erro, pois o mesmo pode colocar em causa, não só as informações financeiras divulgadas para múltiplos stakeholders, como ainda o cumprimento das obrigações fiscais. O facto de os seus promotores serem docentes universitários e exercerem a sua atividade profissional na área de conhecimento sobre a qual os produtos da Protótipo incidem, constitui uma excelente base na defesa do rigor e nas preocupações da inovação. Neste sentido, os produtos da Protótipo, mais do que simples aplicações tecnologias que agilizam e fiabilizam as informações e obrigações de relato a que as empresas estão obrigadas, são também instrumentos que procuram difundir boas práticas, quer de prestação de contas, quer de gestão de empresas. Podemos afirmar com toda a segurança de que o ERP Gerir® apresenta características que não se encontram em nenhum outro produto do mercado e que a sua adoção contribui para o desenho e implementação de um modelo de gestão com uma visão totalmente integrada, mas com um conhecimento da empresa por múltiplas dimensões.
PME Mag. – De que modo os serviços da Protótipo podem ser úteis para as PME?
J.A.R. – A orientação estratégica da Protótipo está muito focada em contribuir para a melhoria do modelo de gestão destas empresas, sem que para tal as obrigue a suportar custos desmedidos para as atividades que desenvolvem. Nesse sentido, ajuda-as a desenhar melhor os seus processos operacionais e a sua informatização, o cumprimento das obrigações de prestação de contas e a sua automação e o modelo de gestão e as bases tecnológicas que o suportam, permitindo-lhes responder com flexibilidade e simplicidade à estrutura informativa que ajuda a PME na sua criação de valor. Acresce ainda que, ao se integrar e articular o arquivo digital com o sistema de informação, reduz significativamente os custos de contexto da PME e os riscos de desconformidade legal e fiscal.
PME Mag. – Quais os desafios que a empresa tem encontrado quanto às necessidades do mercado?
J.A.R. – O mercado tem-se mostrado cada vez mais imprevisível, as incertezas são grandes e as mudanças são contínuas, o que constitui um grande desafio para gestão das empresas, criando cada vez mais obstáculos à sua continuidade. Também este ambiente incerto contribui para o emergir de novas oportunidades a que as empresas devem estar atentas com vista ao aproveitamento que delas podem retirar. Mas, para que isso possa acontecer com maior segurança, as empresas devem apostar no seu sistema de informação atendendo a que este constitui um dos ativos intangíveis mais poderosos para a sua criação de valor. Com o ERP Gerir®, a Protótipo ajuda as empresas a estarem melhor informadas com menos necessidades de recursos, contribuindo para a eficiência nos custos e a eficácia em todos os seus processos, e permitindo-lhes balancear a combinação entre a subcontratação externa e o uso de recursos próprios.
PME Mag. – O que as PME podem esperar do futuro da Protótipo.
J.A.R. – Continuar a ser uma empresa focada no rigor e na inovação, apostada na disponibilização de produtos e sistemas que ajudem as empresas a terem um melhor desempenho. E este melhor desempenho não apenas ao nível da racionalização de recursos, como também na criação e no conhecimento dos resultados. A aprendizagem da gestão e o desenvolvimento de competências, onde se incluem a conceção, o desenho e a implementação de avançados modelos de gestão das empresas, continuará a ser o mote de desenvolvimento da oferta da Protótipo. Desta forma, continuará a defender o lema de que a tecnologia deve motivar melhores práticas e não constituir um entrave à capacidade dos gestores em conceber e implementar os modelos de gestão mais apropriados ao seu negócio. A Protótipo reconhece o vanguardismo dos seus produtos, em particular do seu ERP Gerir®, e acredita que a cultura vigente no mercado ainda se encontra em modelos mais tradicionais, mas está convicta que a nova geração de gestores tende a ser mais exigente na informação necessária para a sua tomada de decisão e, assim, incrementar a relevância do sistema proporcionado pela Protótipo. É neste novo ambiente de cultura de gestão e de modelo de informação que a Protótipo constituirá um agente muito ativo na mudança com rumo a modernização e à transformação das empresas, em particular das PME.