Quinta-feira, Novembro 21, 2024
InícioTecnologiaAs novas possibilidades do ensino

As novas possibilidades do ensino

Pedro Mata, sales business decision maker da Logitech, esteve presente no evento Building The Future e falou sobre as possíveis soluções para o futuro da educação, nomeadamente sobre as soluções para regimes de ensino híbridos.

Segundo o sales business decision maker da Logitech, as salas de aula vão passar a ter a integração da própria tecnologia no processo de aprendizagem, bem como a adaptação do próprio espaço e mobiliário, em que passará a haver uma nova disposição das secretárias para um formato redondo com computadores, onde todos estarão à volta e não as mesas tradicionais de hoje, e também as metodologias e o trabalho colaborativo sofrerão mudanças.

“Vai haver mudanças no modelo educativo, que poderá passar por espaços partilhados, como na situação do ensino híbrido, com a garantia de que os conteúdos são visíveis (…) com uma capacidade ou necessidade de manter a atenção, quer dos estudantes, quer dos professores”, explicou Pedro Mata.

A Logitech diz querer fomentar uma interação eficaz e melhorar as capacidades de colaboração, bem como a comunicação, apresentando soluções para os estudantes e para professores.

“Não entendemos que a tecnologia seja disjuntiva, a tecnologia não irá mudar muitas das práticas já consolidadas, mas irá ser, efetivamente, um complemento à realidade já existente nas escolas”, afirmou Pedro Mata, acrescentando que “a Logitech pretende aliar-se aos métodos tradicionais que já existem nas salas de aulas e complementá-los” com tecnologia “que potencie todos os conteúdos educativos”.

Uma das suas tecnologias inovadoras é o Logitech Scribe, que vai permitir a quem esteja em ensino remoto visualize o que o professor está a escrever num quadro branco, focando-se no que está a ser escrito e não na tecnologia em si. Este processo vai dar-se através de um algoritmo de inteligência artificial, em que todo o conteúdo escrito no quadro branco vai ser alimentado na plataforma de colaboração Microsoft Teams.

“Esta novidade permite que não haja uma disrupção tecnológica em relação ao que o professor está a utilizar na sala de aula, o tradicional quadro branco, e a componente interativa”, acrescentou Pedro Mata.

Como funciona?

Existe o quadro branco e uma câmara na parte superior a filmar o quadro, podendo acrescentar um botão que fica na parede e que permite a partilha automática de conteúdos. O algoritmo de inteligência artificial torna o professor quase transparente e o que sobressai é a informação que está a ser escrita no quadro.

Pedro Mata falou, ainda, de um estudo do Centro de Investigação em Educação (CIEd), Instituto de Educação da Universidade do Minho, em que 86% da comunidade escolar considera que o uso da tecnologia é uma prioridade nas suas escolas, 62% entende que é necessária a criação ou adaptação de recursos digitais para o contexto educativo. Já 77% dos pedagogos consideram que a utilização da tecnologia terá de ser combinada com recursos educativos tradicionais.

PODE GOSTAR DE LER
Continue to the category
PUB

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

PUB

SUSTENTABILIDADE

Continue to the category