Home / MERCADO / Economia / Atividade da zona euro sofre ligeiro abrandamento no mês de maio
Atividade Económica
Setor dos serviços responsável pela dinamização da economia na zona euro (Foto: Pixabay)

Atividade da zona euro sofre ligeiro abrandamento no mês de maio

Por: Diana Mendonça

A atividade económica da zona euro abrandou ligeiramente durante o mês de maio. De acordo com o índice PMI (Purchasing Manager’s Index), divulgado esta terça-feira, a atividade da zona euro atingiu 54,9 pontos este mês, menos nove décimas do que no mês de abril (55,8 pontos). Apesar do abrandamento, mantém-se acima da marca dos 50 pontos, que distingue os sinais de crescimento e de contração.

Este crescimento económico é reflexo do dinamismo do setor dos serviços, que perante o alívio das restrições da pandemia têm promovido atividades de lazer e turismo.

A produção da indústria transformadora recuperou ligeiramente este mês, após a paragem quase total que sofreu em abril, devido à escassez de fornecimentos que afetou todo o ciclo de compras e vendas. O setor automóvel foi o único que conseguiu impulsionar mais a sua produção durante o mês de maio, os restantes setores industriais mantém um registo mais lento de crescimento da produção.

Já a criação de emprego aumentou em ambos os setores, chegando a registar maior aumento desde 2007 no setor dos serviços.

Os preços e o custo de vida registam um dos maiores aumentos históricos, em muito devido ao valor dos recursos energéticos, na sequência da guerra na Ucrânia.