Home / MERCADO / ECONOMIA / Atividade económica na zona euro contrai em agosto pelo segundo mês consecutivo
Atividade económica
Os números manter-se-ão em contração no terceiro trimestre do ano (Foto: Unsplash)

Atividade económica na zona euro contrai em agosto pelo segundo mês consecutivo

Por: Diana Mendonça

A atividade económica na zona euro contraiu no mês de agosto, no setor privado, pelo segundo mês consecutivo. A retração da atividade económica está relacionada com a subida da inflação que está a abrandar o consumo e pelas dificuldades de abastecimento, segundo a informação divulgada através do índice de gestores de compras (PMI).

O índice composto PMI, que avalia a evolução geral da economia, caiu para 49,2 em agosto. De acordo com a S&P Global, este é o valor mais baixo registado desde fevereiro de 2021.

O índice PMI, calculado com base em inquéritos empresariais, tem vindo a diminuir ao longo dos meses. Em junho deste ano, o índice situava-se nos 52 pontos, sendo que em julho passou para 49,9 pontos e agora em agosto para 49,2 pontos. As previsões da S&P Global são que estes números manter-se-ão em contração no terceiro trimestre do ano.

De referir que o valor do índice PMI acima dos 50 significa que a atividade económica está a crescer, já ao contrário significa que a atividade está em contração.