Um estudo realizado pela Salesforce, empresa tecnológica multinacional de Customer Relationship Management (CRM), anunciou novas previsões globais relativamente às compras de Natal de 2021. A empresa indica que as vendas globais em todo o mundo devem crescer 7% em comparação com o último ano, assim como os preços ao consumidor que podem subir até 20% durante o período de festas.
De acordo com a Salesforce, a empresa estipula que a compra online dos consumidores seja de um bilião de dólares a nível global, contudo os consumidores, retalhistas e fornecedores deverão enfrentar um aumento dos custos e de stock reduzido devido à pressão global na gestão da cadeia logística.
Em comunicado, o crescimento das vendas online deve ser moderado fazendo uma comparação com o aumento de 50% do ano passado, e mais equilibrado com as tendências de crescimento pré-pandemia, pois os hábitos de compras online desde o início da pandemia vão continuar a persistir e a intensificar as vendas para taxas nunca antes vistas.
Um dos maiores problemas do ano passado foram os atrasos nas entregas das encomendas à porta dos consumidores. A Salesforce prevê uma redução de 94% nas encomendas com risco de atraso, ou 40 milhões de encomendas em todo o mundo, um número inferior aos 700 milhões do ano passado.
Outra das mudanças, está centrada nos desafios que os departamentos de marketing enfrentam, na medida em que o rastreamento da atividade do utilizador, através de dados de terceiros na web e em aplicações móveis devem tornar-se mais caras, senão mesmo impossíveis.