Home / Empresas / PIB sobe 4,2% no terceiro trimestre
aumento do PIB
Confirma-se a estimativa divulgada no final de outubro (Foto: Pexels)

PIB sobe 4,2% no terceiro trimestre

O Instituto Nacional de Estatística (INE) confirmou, esta terça-feira, o aumento do Produto Interno Bruto (PIB) em 4,2% no terceiro trimestre face ao mesmo período de 2020, confirmando a estimativa divulgada no final de outubro.

“O PIB, em termos reais, registou uma variação homóloga de 4,2% no terceiro trimestre de 2021. No trimestre anterior, a variação homóloga de PIB tinha sido 16,1%, em grande medida, devido ao forte impacto da pandemia no segundo trimestre de 2020”, segundo se lê no relatório do INE.

O INE explicou que o contributo da procura interna para a variação homóloga do PIB foi positivo, no entanto, menos intenso do que o registado no trimestre anterior.

No que concerne o contributo da procura externa líquida, o valor manteve-se negativo no terceiro trimestre, havendo um aumento das Importações de Bens e Serviços mais pronunciado que o crescimento das Exportações de Bens e Serviços.

Em comparação com o segundo trimestre de 2021, o PIB aumentou 2,9% em volume, “verificando-se um contributo positivo da procura externa líquida para a variação em cadeia do PIB, após ter sido negativo no segundo trimestre, e um contributo positivo menos intenso da procura interna no terceiro trimestre de 2021”, refere o relatório do INE.

“O crescimento do PIB no terceiro trimestre de 2021 refletiu a diminuição gradual das restrições impostas pela pandemia, após dois trimestres com resultados opostos: a forte redução do PIB no primeiro trimestre (-3,3%), determinada pelo confinamento geral e um aumento de 4,4% no segundo trimestre, marcado pelo levantamento gradual das restrições à mobilidade”, constata o INE.

O crescimento homólogo do PIB no segundo trimestre foi revisto em alta para 16,2% a 23 de setembro e, o crescimento em cadeia foi revisto em baixa de 0,4 pontos percentuais, para 4,5%.