Home / MERCADO / Economia / Autonomia estratégica da economia europeia em agenda
Autonomia estratégica da economia europeia
Agenda da reunião irá ainda englobar a apresentação do programa europeu “A década digital da Europa” (Foto: Pixabay)

Autonomia estratégica da economia europeia em agenda

Os ministros da Competitividade da União Europeia vão reunir-se esta segunda-feira, com o debate da autonomia estratégica para o crescimento económico europeu a marcar a agenda da reunião que se irá realizar por videoconferência e será dirigida pelo ministro de Estado, Economia e Transição Digital, Pedro Siza Vieira.

Os ministros dos Estados-membros da União Europeia, responsáveis pela Competitividade na vertente de Mercado Interno e Indústria, reúnem-se hoje com a agenda de discutir a autonomia estratégica da economia europeia, de forma a promover uma maior resiliência e competitividade na Europa.

Em videoconferência, dirigida por Pedro Siza Vieira desde Lisboa, irá debater-se o reforço do mercado único, as cadeias de valor, a diversificação da oferta, a identificação de áreas estratégicas e vulnerabilidades, a promoção de condições equitativas e a abertura da Europa ao resto do mundo.

Para além destes pontos, a agenda desta reunião irá ainda englobar a apresentação do programa europeu “A década digital da Europa”, já apresentado publicamente, com o objetivo de apoiar a transição digital até 2030 no espaço europeu.

Em comunicado da presidência portuguesa do Conselho Europeu, após o referido Conselho de ministros da Competitividade haverá espaço para uma conferência entre Pedro Siza Vieira e Margrethe Vestager, a vice-presidente executiva da Comissão Europeia e responsável pela pasta “Uma Europa Preparada para a Era Digital”.

Recorde-se que a presidência portuguesa na Europa tem vindo a apontar para a importância do investimento sustentável dos apoios financeiros da União Europeia, com base na promoção da descarbonização, no reforço da autonomia estratégica e na industrialização.