Home / Empresas / Autotestes para entrar em estabelecimentos só até dia 2 de janeiro
Covid
Já não é necessário fazer teste Covid-19 para entrar em Portugal (Foto: Pexels)

Autotestes para entrar em estabelecimentos só até dia 2 de janeiro

O Ministério da Saúde avançou, esta quarta-feira, que os autotestes podem ser realizados para aceder a atividades e estabelecimentos para os quais passa a ser exigido um teste covid-19 negativo, desde que feitos no local mediante supervisão, apenas até dia 2 de janeiro.

Em comunicado, a tutela esclareceu que esta possibilidade enquadra-se no âmbito das medidas adicionais aprovadas pelo Conselho de Ministros para a contenção da pandemia, sendo que serão admitidos o comprovativo de teste PCR com uma antecedência de 72 horas e o comprovativo de teste rápido de antigénio com uma antecedência de 48 horas.

Estes três tipos de teste serão também admitidos nos dias 24, 25, 30 e 31 de dezembro e 1 de janeiro no acesso a restaurantes e estabelecimentos públicos.

O gabinete da ministra da Saúde, Marta Temido, esclareceu: “Estas alternativas visam diversificar as opções disponíveis ao alcance da população num momento excecional e de elevada procura de testes”.

As medidas surgem cerca de um mês depois de o Governo ter, em 25 de novembro, aprovado uma estratégia de prevenção e combate à pandemia, que o surgimento recente da variante ómicron obrigou a atualizar.