Home / Empresas / BBVA apoia transição energética das empresas em Portugal
BBVA transição energética empresas Portugal
O BBVA foi considerado o melhor banco do mundo em financiamento sustentável pela Global Finance (Foto: Divulgação)

BBVA apoia transição energética das empresas em Portugal

O BBVA está a apoiar a transição energética dos seus clientes, tendo para o efeito celebrado uma parceria com a APESEnergia, Associação Portuguesa das Empresas de Serviços de Energia, de modo a colocar à disposição das empresas assessoria energética especializada e gratuita para as incentivar a desenvolver práticas mais sustentáveis, ajudando-as a definir medidas concretas para reduzir os custos com energia e tornarem-se, assim, mais competitivas.

Com o objetivo de apoiar a transição energética das empresas em Portugal, o BBVA estabeleceu uma parceria com a APESEnergia, oferecendo uma assessoria energética especializada e gratuita para incentivar as empresas a serem mais sustentáveis e a darem os primeiros passos para um futuro mais verde e justo.

A parceria com a APESEnergia surge dadas as suas metas promotoras do desenvolvimento industrial sustentável em Portugal, baseadas em vertentes tecnológicas e em boas práticas de sustentabilidade de forma a aumentar a competitividade nacional no que à eficiência energética diz respeito.

Neste sentido, a assessoria especializada irá permitir aos clientes do BBVA a colaboração com ESE (Empresas de Serviços Energéticos), que os irão ajudar a definir e a implementar soluções mais adequadas ao objetivo de reduzir os consumos de energia e as emissões de CO2.

O apoio das ESE irá refletir as suas capacidades em identificar as referidas soluções, que poderão ser postas em prática através de um levantamento energético, com a realização de auditoria energética detalhada com base em faturas e análise das condições de utilização de energia. Assim, as ESE estão aptas a fornecer um conjunto de medidas que melhor se adaptem às necessidades e realidades dos clientes.

Além desta assessoria, o BBVA vai ainda facilitar o acesso a soluções de Financiamento Sustentável, permitindo que as empresas possam financiar os seus investimentos, tornando-as mais eficientes e competitivas.

De referir que, em Portugal, o BBVA tem sido pioneiro em financiamentos que apoiam a sustentabilidade, tendo financiado a primeira operação de papel comercial verde, com a Navigator; participado na emissão de obrigações verdes da EDP e desenvolvido vários projetos vocacionados para esta vertente com empresas como a NOS, a SONAE, o Grupo Pestana ou a BA Glass.

Assim, o Grupo Bancário tem estado em linha com o Plano de Ação da Comissão Europeia relativo a finanças sustentáveis, tendo assumido o “Compromisso 2025”, uma estratégia de alteração climática e desenvolvimento sustentável englobada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e no Acordo de Paris.

Recorde-se que, no início de 2020, o BBVA foi considerado o Banco mais sustentável da Europa e o terceiro a nível mundial, tendo, já este ano, sido considerado o melhor banco de investimento do mundo em financiamento sustentável, de acordo com a Global Finance.

*Este é um conteúdo patrocinado.