O Banco de Portugal revelou, esta quinta-feira, o indicador diário de atividade económica (DEI), que retrata em tempo quase real a evolução da economia portuguesa, apontando para uma redução da taxa de variação homóloga da atividade, na semana terminada a dois de janeiro.
O DEI é um indicador lançado pelo próprio que cobre diversas dimensões correlacionadas com a atividade económica em Portugal, sumariando a informação das variáveis seguintes: tráfego rodoviário de veículos comerciais pesados nas autoestradas, consumo de eletricidade e de gás natural, e compras efetuadas com cartões em Portugal por residentes e não residentes.
Conforme explica o Banco de Portugal: “A utilização deste tipo de dados intensificou-se na sequência da crise desencadeada pela pandemia de covid-19, já que permitiu identificar atempadamente alterações bruscas na atividade económica”.
Este ainda acrescenta no relatório que, apesar de o DEI apontar para uma redução da taxa de variação homóloga da atividade, “a correspondente taxa de variação bienal também diminuiu no mesmo período”.