Home / Empresas / BEFA voltam a premiar excelência das empresas portuguesas
BEFA
A Cachapuz recebeu prémio de melhor cultura empresarial e de CEO do ano para Graça Coelho (foto: DR)

BEFA voltam a premiar excelência das empresas portuguesas

Os Business Excellence Forum & Awards (BEFA) voltaram, no passado dia 4 de novembro, a Lisboa para premiar a excelência nas empresas portuguesas.

A Cachapuz, líder e pioneira em Portugal na conceção e fabrico de equipamentos de pesagem, foi uma das grandes vencedoras da noite, ao garantir os prémios de melhor cultura empresarial e de CEO do ano para Graça Coelho.

“Esta é uma empresa com quase cem anos de atividade. Tivemos de reinventar o negócio e tentar com que os nossos colaboradores percebessem qual é o caminho a seguir. Estamos muito felizes”, disse Graça Coelho, presente no evento.

Também a My Dynamic, especializada em produção de eventos, levou para casa dois dos galardões da noite: o de melhor campanha de marketing e o de jovem empreendedor do ano para o seu responsável, Ângelo Lobo, de 35 anos. Ângelo Lobo lançou a empresa aos 27 anos, tendo de 2015 para 2016 augurado um crescimento na faturação superior a 30%.

“Sou formado em engenharia mecânica pelo Instituto Superior Técnico e criei esta empresa em 2008, em ano de plena crise, depois de me despedir do meu trabalho onde ganhava cerca de três mil euros por mês. Desde então temos crescido sempre”, afiançou o jovem empresário.

A 'My Dynamic' venceu o prémio de melhor campanha de marketing e o de jovem empreendedor do ano para Ângelo Lobo (foto:DR)
A ‘My Dynamic’ venceu o prémio de melhor campanha de marketing e o de jovem empreendedor do ano para Ângelo Lobo (foto:DR)

O Bacorinho, estabelecimento de comércio de leitão assado, venceu nas categorias de empresa mais inovadora e de empreendedor do ano para o seu fundador, Hélio Gaspar. Depois de em 2012 estar praticamente em falência técnica e com apenas quatro colaboradores, hoje esta empresa conta com 52 funcionários e atingiu, em 2015, uma faturação de 3,4 milhões de euros.

“Depois de há quatro anos estarmos praticamente na falência técnica conseguimos dar a volta porque estávamos sempre à procura de soluções. Temos de sonhar alto e ter paixão naquilo que fazemos”, disse Hélio Gaspar.

BEFA
Hélio Gaspar d ‘O Bacorinho, venceu o prémio Empreendedor do Ano (foto:DR)

Nos restantes prémios, o Colégio do Vale, da Charneca da Caparica, em Almada, venceu na categoria de empresa com maior impacto na comunidade, a Konceptness, empresa de consultoria, reconversão e manutenção de edifícios, venceu na categoria de empresa com maior crescimento, enquanto a LTintas, com 38 anos de história no comércio de tintas, foi considerada a melhor empresa.

Os prémios BEFA foram organizados pela ActionCOACH Portugal e integraram o fórum de excelência empresarial que teve lugar nos dias 4 e 5 de novembro e que trouxe a Portugal oradores mundiais como o guru de negócios Brad Sugars, o presidente da empresa Buy1Give1 e orador TEDx, Paul Dunn, a business coach Shweta Jhajharia e o mental coach australiano Richard Maloney. Carla Carvalho Dias, especialista em cultura de serviço ao cliente, e Rogério Carapuça, ex-chairman da Novabase e presidente da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações também falaram no evento.

O júri dos BEFA foi composto por quatro câmaras de comércio (Luso Espanhola, Luso-Belga-Luxemburguesa, Luso-Colombiana e de Indústria Portuguesa), pela Associação Portuguesa de Qualidade (APQ) e pelo Instituto Superior de Engenharia e Gestão (ISEG).

Vencedores dos prémios BEFA

Melhor cultura empresarial: Cachapuz

Melhor campanha de marketing: My Dynamic

Empresa com maior impacto na comunidade: Colégio do Vale

Jovem empreendedor do ano: Ângelo Lobo (My Dynamic)

Empresa mais inovadora: O Bacorinho

Empresa com maior crescimento: Konceptness

Empreendedor do ano: Hélio Gaspar (O Bacorinho)

CEO do ano: Graça Coelho (Cachapuz)

Melhor empresa: LTintas