A Beltrão Coelho, empresa portuguesa dedicada à inovação tecnológica no contexto empresarial, apresentou, na passada quinta-feira, na escola Vergílio Ferreira, em Lisboa, vários produtos destinados a equipar “as salas de aula do futuro”.
Desde painéis interativos, a material para videocolaboração, equipamentos informáticos, robôs, kits para aprendizagem de programação, óculos de realidade virtual e impressoras 3D foram as inovações apresentadas.
Entre estes, importa destacar os painéis ActivPanel que dispõem de um sistema interativo dinâmico, de fácil utilização e compatível com o software dedicado à educação. Possuem resolução 4K, tecnologia vellum, detetam até 20 pontos de toque em simultâneo e permitem tirar notas, circundar e pintar diretamente no ecrã, assim como disponibilizam dispositivos de videoconferência, dirigidos para o ensino híbrido.
Já os Class VR, óculos para realidade virtual e aumentada, são dispositivos adaptáveis a qualquer idade, de utilização simples: através de movimentos de mão ou cabeça os alunos poderão navegar pelos ícones e simular vivências em diferentes locais do mundo ou épocas da história. O equipamento dá também acesso a um portal que contém mais de 900 recursos criados por professores (sendo que estes têm sempre o controlo do que está a ser visualizado).
Também o robot KUBO é outra das novidades, sendo que os alunos podem ser facilmente orientados para um pensamento computacional e uma programação intuitiva, sem necessidade de linguagens avançadas através da utilização do mesmo. Os Tag Tiles são cartões tipo puzzle que, ao se encaixarem em determinada ordem, representam noções básicas de programação de forma visual. Por sua vez, o movimento do Kubo irá replicar os comandos dos Tag Tiles.
Os jovens serão também impactados com um conjunto de robôs desenhados para acompanhar os alunos ao longo do seu percurso académico, potenciando o seu desenvolvimento nos campos da robótica, programação e inteligência artificial. São equipamentos que vão desde braços robóticos, a carros robôs programáveis, bem como impressoras 3D versáteis, capazes de levar a cabo impressão em filamentos coloridos, efetuar gravação a laser e entalhe (alto e baixo-relevo).
“Para nós, a aposta nas salas de aula do futuro é muito mais do que uma aposta de negócio, é uma aposta no futuro dos nossos jovens! É um orgulho fazer parte deste grupo pioneiro que vai revolucionar a forma como se ensina e se aprende em Portugal. Sem esquecer que é também um regresso à génese da Beltrão Coelho, que desde sempre teve um papel preponderante no ensino português”, revela Ana Cantinho, diretora-geral da Beltrão Coelho.
A Beltrão Coelho tem estado a realizar várias demonstrações desta nova linha de produtos junto das escolas públicas do ensino português.