Home / Empresas / Ambiente / Beltrão Coelho reduz emissões de CO2 em 33%
beltrao coelho emissões de co2
Frota da Beltrão Coelho inclui 17 veículos elétricos (Foto: Divulgação)

Beltrão Coelho reduz emissões de CO2 em 33%

De 2018 para 2019, a Beltrão Coelho conseguiu reduzir as emissões de CO2 para a atmosfera em 32,6%. Uma redução possível com a renovação de frota automóvel, que implicou a compra de 17 veículos 100% elétricos.

Em comunicado, a empresa refere que, em dezembro do ano passado, “começou a renovar a sua frota de carros destinados a técnicos e à equipa comercial, adquirindo um total de 17 veículos automóveis 100% elétricos, do modelo Renault Zoe, num investimento de cerca de 300 mil euros“.

O processo de mudança ficou concluído em fevereiro de 2019, tendo a empresa investido, ainda, na instalação de cinco postos de carregamento nas suas instalações.

Ao todo, em 2018, a Beltrão Coelho emitiu 78.539 kg de CO2 para a atmosfera. Com a renovação da frota, que além dos 17 veículos elétricos conta também com 4 veículos de combustível convencional, a Beltrão Coelho estima chegar ao final do ano com emissões de 52.932 kg de CO2, menos 32,6% do que em 2018.

Frota verde e certificado da ADENE

Esta mudança valeu à Beltrão Coelho o prémio Frota Verde nos prémios da Fleet Magazine, no qual a ADENE – Agência para a Energia avaliou o trabalho desenvolvido em prol de uma maior racionalização energética do uso das viaturas.

As empresas concorrentes tiveram de submeter à ADENE dados que permitissem avaliar o trabalho em diversos parâmetros, dos consumos às emissões, da classe energética do pneu às práticas de condução, bem como a política de seleção e aquisição de viaturas.

Essa avaliação seguiu os princípios da metodologia baseada no Sistema de Certificação Energética de Frotas MOVE+ desenvolvido pela ADENE, tendo a Beltrão Coelho saído vencedora e recebendo, assim, um Certificado Energético da Frota emitido pela ADENE.

Citada no comunicado, Ana Cantinho, diretora-geral da Beltrão Coelho, sublinha a importância desta mudança de atitude na empresa.

“Se há um ano havia dúvidas sobre esta mudança, hoje podemos dizer que foi claramente uma aposta ganha. Não só porque os nossos colaboradores que andam na rua sentem uma melhoria no seu bem-estar durante o trabalho, ao conduzir carros com menos ruído e maior conforto. Além disso, queremos continuar a ser uma empresa modelo e contribuir para a preservação do meio ambiente.”