Pare, medite, negoceie. Este poderá e deverá ser o lema de qualquer empresário que queira, efetivamente, ter sucesso na sua atividade.
Parar para pensar ajuda a tomar melhores decisões, a distanciarmo-nos dos acontecimentos e a agir de forma mais sensata.
São vários os benefícios da meditação para quem tem cargos de responsabilidade. A revista brasileira Exame compilou seis dos que mais ajudam um empresário.
Saiba quais são:
- Foco – a meditação, diz Ricardo Melo, coach brasileiro e autor do livro As leis invisíveis do dinheiro, ajuda-nos a distanciarmo-nos dos acontecimentos e a focar-nos no que realmente interessa: “A meditação traz o foco para não mudar de estratégia a toda a hora de acordo com as dificuldades”.
- Gerir o tempo – uma das tarefas mais complicadas para qualquer empresário. Diz este coach que a meditação ajuda as pessoas a usarem o seu tempo de forma mais eficaz.
- Bem-estar do grupo – não medite só você, mas faça-o com a sua equipa. “Imagine uma equipa de vendas. Há gente que está com problemas na família, outros estão sem dinheiro. Por mais que o produto seja ótimo, essas questões interferem na venda. Quando o empreendedor chama para uma meditação, as pessoas ficam mais relaxadas e unem-se mais”, defende Ricardo Melo.
- Melhor gestão financeira – o que se passa na vida pessoal acontece também nas empresas: quando uma pessoa não está bem a tendência é para gastar mais, diz o coach: “Na empresa é a mesma coisa, porque o empresário é um ser humano. Se ele não está bem, a probabilidade de gastar mal seu orçamento é maior”.
- Melhor liderança – Para Rodrigo Siqueira, do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais, “há um impacto direto nas habilidades de liderança” para quem medita, por consegui colocar-se no lugar do outro.
- Mais criatividade – Com a meditação limpamos a mente e diminuímos os mais pensamentos, diz Rodrigo Siqueira: “O resultado é que conseguimos mais insights para resolver problemas de maneira criativa”.