Home / Empresas / Empreendedorismo / Estão abertas as candidaturas para os Prémios Empreendedor XXI
Prémios Empreendedor XXI
(Foto: Pexels)

Estão abertas as candidaturas para os Prémios Empreendedor XXI

O BPI abriu as candidaturas para a quarta edição dos Prémios Empreendedor XXI, onde pretende distinguir startups com elevado potencial de crescimento.

Os Prémios Empreendedor XXI distinguem empresas inovadoras que contem com menos de três anos de atividade, distinguindo os seus projetos “em Portugal e em Espanha, em paralelo, no caso das categorias territoriais, e em conjunto, nas categorias setoriais”, explica o BPI, em comunicado. As empresas podem apresentar a sua candidatura até 4 de dezembro.

No que toca aos prémios territoriais, em Portugal são atribuídos “dois prémios às empresas com maior impacto na área geográfica de origem, um na zona Norte e Centro e outro em Lisboa, Sul e Ilhas”, esclarece o BPI. Nesta categoria, os vencedores vão receber 5 mil euros.

Por sua vez, no que toca aos prémios setoriais, que ocorrem a nível ibérico, as empresas podem concorrer aos “Prémios Desafios”, onde as empresas consideradas com maior potencial para dar resposta aos novos desafios da sociedade são premiadas com um valor monetário de 15 mil euros.

Os “Prémios Desafios” contam com oito desafios: o “Cidade XXI”, onde devem ser apresentadas soluções para tornar as cidades mais sustentáveis, seguras, conectadas e adaptadas; o “Vive XXI”, onde são procuradas soluções que que permitam ajudar a reativação de um dos setores afetados pela crise; o “Bem-estar XXI”, associado à saúde dos cidadãos; o “Semente XXI”, associado à transformação digital e inovação no sector agroalimentar; o “Planeta XXI”, no âmbito da sustentabilidade ambiental; o “Banca XXI”, relacionado com a proximidade entre a banca e o cliente; o “Juntos XXI”, relacionado com iniciativas de impacto social; e, finalmente, o “Deeptech XXI”, relacionado com o aumento da competitividade da indústria graças à ciência e à transferência tecnológica.

Além do prémio monetário para cada categoria, os vencedores e um finalista de cada desafio vão ter acesso a um programa de acompanhamento internacional organizado pela ESADE em colaboração com especialistas de Silicon Valley, e vão receber mentoria especializada. Vão poder ainda participar no “Investors Day Empreendedor XXI” e aceder ao “Programa DayOne Open Innovation”, para realizar um projeto-piloto com o CaixaBank.

Os Prémios Empreendedor XXI são uma iniciativa anual dinamizada pelo BPI, em Portugal, e pelo CaixaBank, em Espanha, através da DayOne, uma divisão especializada para empresas de tecnologia, inovação e seus investidores. Contam, em Portugal, com o Alto Patrocínio do Ministério da Economia e da Transição Digital e com o apoio da Agência Nacional de Inovação (ANI).