A cidade portuguesa ficou em primeiro lugar na European Best Destinations, competição que recebeu mais de 600 mil votos de cerca de 200 países, tornando-se o melhor destino europeu para visitar em 2021, depois de ter ficado em segundo lugar na edição de 2019.
A cidade do Minho conquistou o prémio, esta quarta feira, ultrapassando cidades como Roma e Paris na classificação dos 20 destinos nomeados ao prémio, com um total de cerca de 109 mil votos.
A European Best Destinations, organização promotora da cultura e do turismo europeu, fez o anúncio do vencedor através da sua plataforma, onde referiu a cidade minhota como “uma das cidades mais felizes da Europa e com melhor qualidade de vida do mundo”.
Também através da plataforma online, a organização destaca Braga como uma cidade para os “amantes da história e da arquitetura”, reforçando a cidade vencedora como “um destino imperdível de espiritualidade, com sumptuosas igrejas, mosteiros e santuários”, e adjetivando-a como “dinâmica, espumante, cultural e gastronómica”.
Com uma candidatura apoiada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, pela secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, pela Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal e pelas Associações de Turismo do Porto e do Norte, Braga venceu a eleição e foi uma das cidades mais votadas por viajantes do Reino Unido, Brasil, França e Estados Unidos da América.
Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga, congratula-se pela distinção, reiterando que esta votação representa “o coroar de um inquestionável trabalho de afirmação internacional da marca Braga”, acrescentando que estes resultados poderão constituir “reflexos extremamente positivos no turismo e na economia local, regional e nacional durante os próximos anos”.