Home / MERCADO / Economia / Brexit custou a Portugal 2 mil milhões em exportações
saída do Reino Unido Brexit japão
Reino Unido votou pela saída da União Europeia

Brexit custou a Portugal 2 mil milhões em exportações

Portugal já perdeu dois mil milhões de euros em oportunidades de exportação por causa do Brexit. A conclusão é de Georges Dib, economista da Euler Hermes, líder mundial em seguro de créditos e acionista da COSEC, a pretexto de um evento sobre comércio internacional, organizado esta segunda-feira, na Fundação Serralves, no Porto.

Esta é uma análise ao custo de oportunidade. Desde que o Reino Unido votou pela saída da União Europeia, Portugal perdeu oportunidades de exportação na ordem dos dois mil milhões. É dos países europeus menos impactados. No caso da Alemanha, por exemplo, esse valor foi de 50 mil milhões. Em Espanha, de 7,8 mil milhões”, disse.

Ao todo, Portugal, Espanha, França, Itália, Bélgica, Holanda e Alemanha perderam 138 mil milhões de euros em oportunidades de exportação.

O economista estima, ainda, que uma saída do Reino Unido da União Europeia sem acordo possa provocar uma quebra de 7,3% nas exportações portuguesas para aquele país em 2019, o equivalente a uma perda de 270 milhões de euros (0,4% do PIB português).

“Os setores mais afetados serão a indústria automóvel e de maquinaria e equipamentos”, acrescentou.