Home / MERCADO / Economia / Bynd VC participa em ronda de 45 milhões da Série C
Andrés Cester Sergi Bastardas Colvin Bynd VC
Andrés Cester e Sergi Bastardas, fundadores da Colvin (Foto: Divulgação)

Bynd VC participa em ronda de 45 milhões da Série C

A Bynd Venture Capital acaba de anunciar a participação na última ronda de investimento de 45 milhões de euros da Série C da empresa espanhola Colvin, estando esta no portfólio da Bynd desde 2017.

A sociedade gestora de capital de risco portuguesa, Bynd Venture Capital, anunciou a participação da ronda de investimento de 45 milhões de euros da Série C da empresa de tecnologia dedicada à indústria de flores, Colvin, liderada pelo fundo europeu de capital de risco, Eurazeo.

A empresa espanhola foi fundada em 2017 por Andrés Cester e Sergi Bastardas, tendo sido “a primeira plataforma na Europa com vista a digitalizar o setor das flores e plantas, tendo por base um modelo disruptivo baseado na desintermediação da cadeia de valor”. A startup acabou por criar uma rede sem intermediários e a operar através de tecnologia e logística na cadeia de fornecimento.

Quanto à portuguesa Bynd VC, esta tem como visão os negócios de base digital B2B e B2C. Com esta ronda de investimento, a empresa pretende seguir a sua estratégia “em apostar em startups que tenham uma relação direta com Portugal e/ou Espanha, que seja por via dos fundadores ou investidores, pela presença das equipas, do centro tecnológico ou outras”.

Para Francisco Ferreira Pinto, partner da Bynd Venture Capital, “a pandemia veio colocar à prova a forma como nos conectamos uns com os outros e, por isso, o e-commerce veio revolucionar a forma de atuar de alguns setores, como o da entrega de flores e plantas. A Colvin é uma startup com uma ideologia disruptiva e inovadora e esta ronda só veio comprovar que existe muito potencial e dinamismo por detrás da startup que o Sergi e o Andrés criaram há cinco anos.”

Sergi Bastardas, co-fundador da Colvin, explica que “2020 foi um ano de aceleração para a Colvin, um ponto de viragem que definirá o ritmo do nosso crescimento nos próximos anos. Esta nova ronda de investimento permitir-nos-á acelerar o desenvolvimento dos projetos de tecnologia e logística da categoria B2B que estão em curso, além de consolidar o crescimento da empresa no setor do retalho online das flores e plantas. Na Colvin, o nosso objetivo é liderar a transformação da indústria ao nível global”.

Após este investimento a empresa espanhola vai investir em tecnologia e nos sistemas para conectar-se diretamente com os seus fornecedores, expandir o negócio para novos mercados na Europa, como é o caso de França, e vai reforçar a equipa com 100 profissionais nos próximos meses, sendo que “o recrutamento dará ênfase à contratação de colaboradores para os departamentos de tecnologia, marketing e operações”.

Destaca-se, ainda, que a Colvin duplicou a procura dos seus serviços em 2020, e como consequência aumentou a equipa para 200 trabalhadores, abrindo “uma divisão focada no mundo das plantas: a Colvin Jungle”. Tal como o ano passado, quando fechou o ano com um crescimento de 200%, o mês é esperado para 2021: duplicar a faturação.