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#NãoSejasPato
Portal da Queixa lançou plataforma interativa para a campanha #NãoSejasPato. (Foto: Divulgação)

Campanha “#NãoSejasPato” procura aumentar literacia digital dos consumidores

A campanha “#NãoSejasPato”, lançada pelo Portal da Queixa, procura aumentar a literacia digital dos consumidores, alertando-os para os perigos da internet. Procura ainda evitar burlas e esquemas fraudulentos, bem como ajudar a população a fazer compras com maior segurança e confiança.

A campanha “#NãoSejasPato” surge numa altura em que é expectável um aumento de compras online, devido também à black friday. Lançada pelo Portal da Queixa e com a participação do OLX, MB Way, Worten, CTT, KuantoKusta e euPago, este é um movimento cívico nacional que pretende ajudar os consumidores portugueses a identificarem perigos online e efetuarem as suas compras em maior segurança, sabendo como evitar as burlas e os esquemas enganosos.

O contexto de pandemia levou à aceleração do consumo online, tendência que veio para ficar. Com esta mudança de paradigma, o Portal da Queixa “entendeu ter o dever de contribuir para o aumento da literacia digital dos consumidores em Portugal, com o propósito de mitigar ao máximo os casos de burla e fraude”, esclarece, em comunicado.

No âmbito da campanha “#NãoSejasPato”, o Portal da Queixa desenvolveu uma plataforma lúdica que procura “atrair a atenção das várias faixas etárias e sociais, com vista a garantir que o conhecimento é adquirido por toda a sociedade”, adianta o comunicado. Na plataforma é disponibilizado um quizz que permite aos visitantes aferirem o seu conhecimento acerca das boas práticas de compras através da internet. 

David da Costa Mota, head of operations do OLX Group, explica: “Este movimento é um desejo tanto do OLX como do Portal da Queixa, com o intuito de ajudar a sociedade a ganhar uma maior consciência acerca da utilização correta da internet”.

O responsável afirma ainda: “O nosso propósito é de construir algo maior para além deste movimento pois como líderes de mercado no digital a nossa responsabilidade também é a de educar a sociedade partilhando o conhecimento necessário para uma maior segurança”. 

Joaquim Correia, diretor de marca e comunicação da SIBS, sublinha: “É com um enorme sentido de missão que nos associamos a esta iniciativa e, uma vez mais, ao Portal da Queixa, porque só através de um esforço coletivo entre várias entidades será possível promover a literacia digital e financeira junto de todos os cidadãos, sobretudo dos que têm mais dificuldade no acesso a esta informação”.

Para Pedro Lourenço, CEO do Portal da Queixa, é urgente uma mudança paradigmática da literacia digital em Portugal: “Mais do que uma intenção, trata-se de uma parceria cívica e social que convida à luta todos os que não ficam indiferentes a estes fenómenos e aos consequentes perigos diários que representam para milhões de consumidores. Esta realidade só poderá ser invertida com a partilha de conhecimento, assente numa estratégia global e com a mobilização de todos na construção desta mudança social”.

O responsável afirmou: “Portanto, foi com muito orgulho que sentimos, logo no primeiro momento, a vontade de inúmeras marcas em quererem contribuir para um ecossistema de consumo, mais informado, justo e equilibrado”.