Home / MERCADO / Economia / Candidaturas abertas para projetos de investimento rural
agricultura investimento rural candidaturas
O projeto insere-se no Programa de Desenvolvimento Rural de 2020 (Foto: Pixabay)

Candidaturas abertas para projetos de investimento rural

A Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Região Saloia (A2S) abriu as candidaturas para projetos de investimento nas freguesias rurais de concelhos como Sinta, Mafra e Loures. O objetivo passa por apoiar a produção, a transformação e a comercialização de produtos agrícolas. 

A A2S pretende, assim, destinar a totalidade da verba da Estratégia de Desenvolvimento Local da região saloia para desenvolver projetos de investimento rural, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural de 2020.

Os apoios financeiros a fundo perdido que estarão a concurso destinam-se também ao desenvolvimento de atividades não agrícolas, prevendo-se que se esgote a totalidade da verba referida. 

Desta forma, serão disponibilizados apoios a pequenos produtores agrícolas para despesas relativas à produção e à melhoria das condições de trabalho das explorações agrícolas, num valor máximo de 40.000 euros de investimento por projeto, correspondendo a um apoio de 40%.

Os candidatos têm ainda a possibilidade de apresentar as suas candidaturas para o desenvolvimento de cadeias curtas de abastecimento agroalimentar, incluindo as deslocações a mercados e a pontos específicos de entrega.

De referir que as candidaturas estão abertas a quem pretende apresentar-se a título individual ou em parceria, bem como para agricultores que optem por ampliar as suas fontes de rendimento através de atividades não agrícolas, mas que se insiram numa exploração agrícola. Para esse efeito, os apoios disponibilizados estarão à volta de 45% do valor do investimento, podendo chegar a um máximo de 200 mil euros por projeto.

Existirá, também, uma sessão de divulgação que vai decorrer na plataforma Zoom, no dia 13 de maio, mediante preenchimento de um formulário.