Por: Mafalda Marques e Maria Inês Jorge
A Câmara de Comércio e Indústria de Portugal (CCIP) aposta em missões empresariais de promoção de indústrias portuguesas nos mercados internacionais. Em entrevista à PME Magazine, Pedro Magalhães, diretor de comércio internacional da CCIP, faz o balanço de 2020, um ano atípico para o crescimento e exportação das empresas portuguesas, e fala das expectativas para 2021.
Com missões nos Emirados Árabes Unidos e no Cazaquistão, a Câmara de Comércio e Indústria de Portugal (CCIP) entrou em 2020 a acompanhar empresas de vários setores e a fazer a ponte entre as agendas das indústrias nacionais e potenciais importadores, distribuidores, clientes finais e novos parceiros de negócio. Cada missão tem em vista a criação de uma nova relação laboral entre Portugal e um determinado mercado internacional, com a CCIP a organizar reuniões de negócios que respondam às necessidades individuais das empresas e à procura do mercado no qual pretendem entrar.
Pedro Magalhães, diretor de comércio internacional da CCIP, refere que todo o processo de internacionalização “envolve um trabalho prévio com as empresas para perceber em detalhe aquilo que elas procuram ao nível de contactos e aquilo que existe ao nível da oferta local, para haver um matching ideal”.
Assine a PME Magazine em papel para ler o artigo na íntegra ou subscreva a edição digital aqui.