Por: Joana Mendes
O Center of Digital Inclusion (CDI) impulsiona a tecnologia, motiva a inovação e auxilia pessoas há dez anos. Os projetos Apps For Good e Switch to Innovation valeram duas distinções em 2022.
Fundada em 2013, a organização tem como principal objetivo transformar a vida das pessoas através da tecnologia. Os principais focos são a inclusão e inovação social e digital, defendendo valores como a solidariedade, transparência e excelência. Procuram essencialmente a integração na educação, tecnologia, cidadania e empreendedorismo.
O Center of Digital Inclusion, ao longo dos anos, conseguiu alcançar mais de 58 mil beneficiários, fornecer mais de três mil horas de formação em parceria com 88 empresas e instituições e formar quase 1 200 professores para diferentes projetos.
O projeto “Apps for Good”, um programa que aposta na educação tecnológica, consistindo num desafio direcionado aos alunos e professores, na utilização de aplicações para smartphones ou tablets, com o intuito de entenderem o impacto da tecnologia no mundo que os rodeia. Em 2021 e 2022, o projeto “Apps for Good” nos estabelecimentos prisionais ganhou o Prémio BPI “La Caixa” – Solidário.
O Centro de Cidadania Digital de Valongo, é um espaço de auxílio para a comunidade e para o mundo que fornece ferramentas tecnológicas, para a resolução de problemas importantes. Associado a este espaço, encontra-se o projeto “Switch to Innovation”, em parceria com a Câmara Municipal de Valongo, que ganhou o prémio nacional, na categoria Empreendedorismo Responsável e Inclusivo, no âmbito dos EEPA 2022 – European Enterprise Promotion Award.
A fim de celebrar os dez anos de sucesso, o CDI lançou a podsérie “CDI Portugal – Há 10 anos a Bater Corações”, com o intuito de demonstrar à sociedade como foi possível alcançar os números de sucesso da associação, acima descritos. Tendo uma pessoa em cada episódio destinada dar o seu testemunho.