Home / Empresas / Century 21 espera “evolução positiva” do setor imobiliário
preços das casas Lisboa setor imobiliário PME Magazine
Foto de arquivo

Century 21 espera “evolução positiva” do setor imobiliário

A Century 21 Portugal estima que haja uma “evolução positiva consistente” do mercado imobiliário no país até final de 2018, contudo, alerta que a evolução dos preços será “moderada”.

“Apesar de os ciclos serem cada vez mais curtos, é expectável que a evolução positiva do mercado seja consistente no próximo semestre e durante o ano de 2018. Os indicadores relativos à concessão de crédito à habitação continuam a crescer e a permitir cada vez maior predominância dos portugueses nas transações do mercado imobiliário nacional”, refere a mediadora em comunicado.

A consultora acrescenta que as novas medidas do Banco de Portugal vão “trazer maior transparência, rigor e competitividade aos processos de atribuição de crédito à habitação e ao mercado imobiliário”, pelo que haverá “maior capacidade de escolha aos consumidores” e “maios concorrência na indústria bancária”.

“A implementação da Ficha de Informação Normalizada Europeia, prevista para o início de 2018, obriga a uma maior transmissão de informação obrigatória ao consumidor nos processos inerentes ao crédito à habitação”, refere a Century 21, adiantando que a “portabilidade das avaliações de imóveis vai estimular a competitividade do crédito à habitação, dado que passarão a ser efetuadas apenas uma vez, através de empresas certificadas pela CMVM [Comissão do Mercado de Valores Mobiliários], e serão aceites por qualquer banco no processo de seleção das melhores propostas de concessão de crédito”.

Em relação aos preços, a mediadora uma evolução “mais moderada”, já que “o valor médio dos imóveis em venda no mercado é muito superior ao valor médio das transações efetuadas”.

“O rendimento disponível dos portugueses mantém-se em níveis bastante estáveis, o que significa que o poder de compra das famílias não irá suportar aumentos significativos na aquisição de imóveis. Por outro lado, o perfil atual do segmento de procura internacional e novos projetos imobiliários que começam a surgir irão contribuir para manter o equilíbrio no mercado imobiliário”, afirma a Century 21.