Por: Patrícia Franganito, diretora de Certificação do Bureau Veritas Portugal
A certificação é uma ferramenta fundamental para as organizações que se querem destacar a nível nacional e internacional. Num mercado cada vez mais competitivo, apostar na certificação da sua organização permite-lhe obter, em períodos de tempo regulares, uma visão externa, independente e credível de auditores devidamente qualificados.
As novas versões das normas ISO estão alinhadas com os desafios de crescimento e sustentabilidade das organizações. Assim, surge, desde logo, a preocupação com o contexto organizacional da mesma, quer numa vertente interna, quer externa. Continua determinante a participação do líder para com os compromissos do sistema de gestão, assim como a vantagem de inserção do pensamento baseado em risco.
Considero que as normas ISO (e normas portuguesas já alinhadas com o anexo SL) procuram manter o negócio e as suas variáveis dentro dos Sistemas de Gestão.
Toda a arquitetura de um sistema de gestão, planeamento, execução e controlo devem ser pensados face aos desafios e estratégia das organizações, desde crescimento, promoção de produtos, melhoria de serviços, design e desenvolvimento e o mesmo deve ser estruturante, auxiliando os colaboradores nas suas tarefas diárias e garantindo dados e decisões acertadas por parte dos líderes.
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