Home / MERCADO / Economia / Check-In Tourism Innovation: apresenta dez soluções tecnológicas
Check-In Tourism Innovation Haddad Enterpreneurship Institute Westmont Institute & Hospitality Nova SBE turismo tecnologia startups PME
Check-In Tourism Innovation tem como missão principal “tornar o setor do turismo mais digital, mais próximo, mais eficiente, mais sustentável e seguro” (Foto: Unsplash)

Check-In Tourism Innovation: apresenta dez soluções tecnológicas

Foram apresentadas dez soluções tecnológicas, com o objetivo de tornar o setor do turismo mais digital, resultantes do programa Check-In Tourism Innovation. A iniciativa foi organizada pelo Haddad Enterpreneurship Institute e Westmont Institute & Hospitality da Nova SBE, que contou com o apoio do Turismo de Portugal.

Ao longo de 12 semanas, cerca de 21 startups e 16 PME participaram no projeto Check-In Tourism Innovation que tinha como missão principal “tornar o setor do turismo mais digital, mais próximo, mais eficiente, mais sustentável e seguro”. Do programa resultaram 10 soluções tecnológicas que foram apresentadas durante o Demo Day Check-In Tourism Innovation.

O programa contou com a organização da Haddad Enterpreneurship Institute e Westmont Institute & Hospitality da Nova SBE, e ainda com o apoio do Turismo de Portugal.

A iniciativa surgiu em tom de resposta “urgente para descobrir novos caminhos de atratividade, sustentabilidade e experiências seguras”, uma vez que o setor do turismo tem sido um dos mais fastigiados pela pandemia.

Algumas das soluções piloto passam por utilização da inteligência artificial de modo a criar um chatbot que permita uma interação multicanal em cinco línguas, como é o caso da Algomo & Visit Cascais, ou por a “construção de um concierge em tempo real para toda a experiência de viagem”, como apresenta a PREFLET & GO4TRAVEL.

Adicionalmente, foram elaboradas também propostas mais sustentáveis como o caso da NOYTRALL & CAMPINGIR, OSIRIS, que pretende elaborar uma “solução para o controlo da água quente que cada cliente consome” e ainda, construir uma outra “que permita informar os clientes quanto à pegada ecológica da sua viagem”.

Com este programa, para além das dez soluções conseguidas para ajudar o setor do turismo, a Nova SBE reforça mais uma vez o seu contributo “na dinamização de um ecossistema de inovação”.