Home / Internacional / ÁSIA / China cresce 8,1% no ano de 2021
China
Economia chinesa aumenta em 2021 (Foto: Pixabay)

China cresce 8,1% no ano de 2021

A economia da China cresceu 8,1% no ano de 2021, mas no segundo semestre do mesmo ano houve um abrandamento devido ao comunicado de Pequim, que limitou o acesso ao crédito imobiliário, o que fez diminuir a atividade económica, porque aproximadamente 30% do Produto Interno Bruto (PIB) chinês é feito do setor imobiliário.

O ritmo de crescimento homólogo da China nos últimos três meses do ano passado diminuiu para 4%, sendo que no trimestre de julho a setembro tinha tido um crescimento de 4,9% e nos três primeiros meses de 2021 esse crescimento foi de 18,3%.

Este baixo ritmo de crescimento deve-se à situação atual da Covid-19 e tem tendência a continuar desta forma, o que vai trazer consequências negativas a nível global, porque a procura da segunda maior economia do mundo por aço, bens de consumo e outras importações vai diminuir substancialmente.

“A pressão sobre o crescimento vai persistir, em 2022”, previu Tommy Wu, da consultora Oxford Economics, num relatório. O responsável acrescenta, ainda, que o governo chinês vai possivelmente dar “apoio político” para que o crescimento anual da economia se mantenha acima dos 5%.

O maior motivo para o crescimento económico é o consumo interno e este caiu para os 0,2% no mês de dezembro de 2021, sendo que no mês de novembro esse consumo foi de 3,9%.

O investimento em fábricas, imóveis e outros ativos fixos retardou para 1,7%, sendo que no conjunto do ano todo de 2021 a percentagem era de 4,9%. Isto deve-se ao facto de as empresas terem cancelado ou adiado planos para construção.

Os juros associados aos empréstimos de médio prazo foram reduzidos pelo banco central chinês, valores que não atingiam um nível tão baixo desde 2020.

Julian Evans-Pritchard, analista da Capital Economics, num relatório, afirma que:” o momento económico permanece fraco, face a repetidos surtos do vírus e um setor imobiliário em dificuldades”.

Em 2021, as exportações chinesas tiveram um crescimento de 29,9%, relativamente a 2020, embora os economistas afirmem que o crescimento económico do ano presente irá diminuir, tal como a quantidade das exportações por consequência do congestionamento nos portos.

No que diz respeito às vendas de automóveis, estas voltaram a cair pelo sétimo mês consecutivo (mês de novembro), apenas obtiveram uma percentagem de 9,1% face ao ano de 2020.