A operadora de telecomunicações Vodafone foi vítima de um ciberataque que levou à interrupção dos serviços desde as 21 horas de segunda-feira passada. Vários serviços como o INEM, bombeiros, carteiros e, inclusive, a SIBS (rede multibanco), tiveram interferências, sendo que, no total, cerca de quatro milhões de utilizadores dos serviços Vodafone foram afetados.
“Fomos confrontados com uma interrupção abrupta dos nossos serviços. Todos os nossos serviços foram afetados. Colocámos de imediato em ação o nosso gabinete de crise. Serviço de voz foi o primeiro serviço que recuperámos. A prioridade número dois foi recuperar um serviço mínimo de dados móveis da rede 3G. Recuperámos, esta manhã, o serviço de SMS, clientes de televisão e internet fixa”, afirma Mário Vaz, CEO da Vodafone Portugal, em conferência de imprensa.
O serviço esteve uma hora totalmente inativo e o CEO da Vodafone Portugal revelou que há disponibilidade das operadoras concorrentes para auxiliar nesta situação, acrescentando ser um plano de contingência que não afasta.
Mário Vaz afirma que a empresa tem um serviço forte de proteção e que estão a conseguir minimizar os impactos sofridos, mas que estes ainda não estão completamente resolvidos. Prevê, no entanto, que a situação esteja resolvida até ao final desta terça-feira: “Já recuperámos os serviços de voz móvel e os serviços de dados móveis estão disponíveis exclusivamente na rede 3G em quase todo o país.”
A Vodafone afirma, ainda, que não há indícios de que os dados dos clientes tenham sido comprometidos.