Por: Djeisibel Lopes
Organizado pela Ageas Seguros, em parceria com a Ordem dos Economistas, a 14.ª conferência do Fórum PME Global aconteceu na cidade de Castelo branco e contou com a participação de mais de 100 empresários para uma discussão sobre os novos desafios das empresas na região.
O debate, no âmbito do segundo Ciclo de Conferências do Fórum PME Global, contou com a moderação de Camilo Lourenço e com um painel composto por representantes da Ordem dos Bastonários, do Grupo Ageas Portugal, da Microsoft Portugal, da Twintex (vencedora da 3.ª edição do Prémio Inovação em Prevenção na categoria Pessoas), do Grupo Beirabaga e da Greenvolt.
Em conjunto, abordaram o panorama empresarial atual da região de Castelo Branco. Gustavo Barreto, membro da comissão executiva do Grupo Ageas Portugal, revelou estar entusiasmado por realizar mais um Fórum PME Global, que permitiu alavancar “o nosso compromisso em sensibilizar o tecido empresarial a nível regional para a importância da prevenção e gestão de risco” e apoiar as empresas nas adversidades e no desenvolvimento do próprio negócio.
Segundo o responsável, e apesar dos desafios enfrentados, o número de Pequenas e Médias Empresas (PME) continua a aumentar anualmente, bem como o posicionamento das mesmas face à evolução económica.
Depois do Funchal, Castelo Branco foi a cidade escolhida enquanto palco desta iniciativa e contou com debates sobre a produtividade, prevenção, gestão do risco e eficiência dos negócios das empresas locais.
Este ano, as conferências do Fórum PME Global são dedicadas aos desafios e à importância da exportação e da internacionalização para o tecido empresarial das PME.