Home / Empresas / Ambiente / Cidades sustentáveis a partir do solo
pavnext smart cities cidades sustentáveis pme magazine
Pavnext venceu Big Smart Cities (Foto: Divulgação)

Cidades sustentáveis a partir do solo

Por: Ana Rita Justo

 

Pavnext é a mais recente tecnologia a vencer o prémio Big Smart Cities. Ajuda na prevenção rodoviária e, ao fazer reduzir a velocidade dos veículos, capta energia para tornar as cidades autossustentáveis.

 

Chama-se Pavnext e é o sistema 100% português que permite reduzir a velocidade dos veículos em meios urbanos e, ao mesmo tempo, gerar energia. Francisco Duarte é o engenheiro por detrás da tecnologia, que em 2012 se juntou a João Champalimaud, gestor, e Sílvia Soares, designer, para darem continuidade ao projeto. A inovação valeu-lhes o primeiro prémio do Big Smart Cities, um financiamento de dez mil euros, um espaço de trabalho e um período de aceleração de seis meses para aplicação do projeto piloto em Cascais, cidade que este ano recebeu a iniciativa.

Pavnext é o diminutivo para Pavement Energy Efficient Extractor – em português extrator eficiente de energia do pavimento. Funciona como um tapete por cima do pavimento e permite, como o próprio nome indica, extrair energia das estradas à passagem de um veículo, fazendo com que a velocidade do mesmo diminua em zonas onde os limites são controlados. É o caso da aproximação às passadeiras, radares, rotundas ou portagens. No fundo, uma alternativa às lombas muito menos agressiva, já que não causa impacto na condução nem no veículo.

 

Leia a reportagem na íntegra na edição de outubro da PME Magazine.