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Relatório chama a atenção para a importância da gestão de dados no setor do consumo (Foto: Pixabay)

Cinco desafios na gestão de dados para o consumo

Estudo da Minsait aponta o conhecimento do cliente e da concorrência, a maximização das demonstrações de resultados e o alargamento de ecossistemas de informação, como alguns dos mais importantes desafios para atingir uma maior maturidade na gestão de dados no setor do consumo. 

A Minsait, consultora líder em Transformação Digital e Tecnologias de Informação, divulgou um estudo no qual analisa os principais desafios para o setor do consumo relativos à área de gestão de dados. O estudo demonstra a forma de desenvolver uma melhor relação entre a empresa e o consumidor, tendo sido realizado através do webinar “A maturidade da utilização dos dados no setor do consumo e o seu impacto para o sucesso dos negócios”.

A Minsait afirma, deste modo, a necessidade da indústria de consumo em desenvolver-se através de estratégias de transformação e tratamento de dados, bem como na revisão das políticas orçamentais das empresas. O relatório apresenta este argumento com base em vários obstáculos à consolidação da gestão de dados neste setor, como a forte competição, a falta de estratégias que definam as iniciativas de transformação de dados, bem como a falta de ferramentas em tempo real para a simulação de decisões comerciais.

Deste modo, a Minsait aponta a importância de conhecer o cliente e a sua intermediação, destacando a aposta em estratégias Sell-In e Sell-Out de forma a melhorar os processos de reabastecimento e a rentabilidade. Também o conhecimento da concorrência é um fator destacado pelo relatório, que aponta para a realização de análises comparativas do volume de vendas e dos preços médios da mesma.

Outro dos desafios apontados pela Minsait relacionam-se com a maximização e demonstração de resultados, através de uma análise detalhada dos custos sobre a distribuição moderna por marca e tipo de venda. Além disso, deve-se ter em conta uma otimização do sortido através de uma aposta em soluções de execução de vendas que identifiquem o posicionamento dos produtos de acordo com a estratégia comercial da empresa.

Por fim, este relatório chama a atenção para o fornecimento de informações internas, através de uma agregação de vários departamentos como recursos humanos, financeiros, comerciais industriais ou de logística. Desta forma, as empresas poderão disponibilizar dados para aplicar corretamente incentivos e comissões aos vendedores, com objetivos mais dinâmicos.

Jorge Gonçalves, diretor de Indústria, Comércio e Serviços da Minsait Portugal, reitera a importância da utilização de dados pelas empresas, afirmando que “o setor do consumo tem ainda um longo caminho a percorrer na análise e aplicação de dados recolhidos”.