Por: Djeisibel Lopes
A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) atribuiu a classificação de projeto piloto, no âmbito de projetos de autoconsumo e de Comunidades de Energia Renovável (CER), ao Cleanwatts Living Lab.
“O Cleanwatts Living Lab é, essencialmente, um ecossistema de inovação, partilha de conhecimento, investigação e desenvolvimento para a construção das melhores soluções, quer tecnológicas e sociais, quer ao nível dos modelos de negócio, para a criação das Comunidades de Energia do futuro”, conta Andreia Carreiro, diretora de inovação estratégica da Cleanwatts.
Segundo a responsável, a empresa tem como objetivo desenvolver soluções que estimulem a participação ativa do consumidor de energia nas novas dinâmicas da transição energética no sentido de impulsionar o desenvolvimento de novos mercados.
O projeto será desenvolvido em todo o território nacional e agregará cinco CER para testar as soluções disruptivas que possibilitem a simplificação e aceleração da descarbonização energética.
A ação do Cleanwatts Living Lab será centrada no utilizador final, testando novos modelos de negócio que visem minimizar o investimento inicial na constituição de Comunidades de Energia Renovável (CER), potenciando deste modo a sua participação ativa no desenvolvimento de mercados locais de energia.
“Com o Cleanwatts Living Lab, a Cleanwatts está a centrar-se no utilizador final, ao criar as dinâmicas de interação deste com a rede elétrica. Assim, os nossos colaboradores serão os primeiros a experimentar, usufruir e contribuir para as vantagens que queremos proporcionar aos nossos clientes, que connosco contribuem para um mundo melhor, mais verde e descarbonizado”, conclui Andreia Carreiro.