Por: Filipa Ribeiro
A Colt Technology Services Portugal, uma empresa multinacional de infraestruturas digitais, investiu, em 2022, mais cinco milhões de euros na expansão da sua rede de longa distância e na ligação a um novo data center em Riba d’Ave, cuja implementação se encontra em curso. Anunciou ainda a conclusão de uma nova rota na sua IQ Network que engloba Dusseldorf, Hamburgo, Copenhaga, Oslo e Estocolmo, ampliando a presença da empresa à escala global.
O investimento acresce aos mais de 100 milhões investidos desde que a empresa chegou a Portugal, para ampliar a capacidade da operação portuguesa e do hub nacional que liga a Europa ao resto do mundo. A subsidiária portuguesa, que prevê continuar a crescer em 2023, tem atualmente em curso uma campanha de recrutamento para reforçar a equipa em mais 15% e chegar aos 150 talentos até ao final do primeiro semestre. Encontram-se à procura de software developers, especialistas de segurança e de redes IP, e de profissionais nas áreas de vendas, gestão e suporte aos clientes.
A Colt irá também reforçar a sua presença na Escandinávia e na Alemanha para apoiar empresas a nível local e à escala mundial. Um anúncio que assinala o reforço da transformação digital dos seus clientes através dos serviços on-demand e de banda larga nestas regiões e nos restantes principais hubs digitais europeus, como Paris (França), Barcelona (Espanha) e Milão (Itália).
A empresa também concluiu a implementação de uma nova rota da sua IQ Network entre Hanôver e Frankfurt, adicionando um novo IQ Network PoP em Kassel e o Grass Merkur DC perto da região alemã, onde cada novo PoP tem capacidade para provisionar toda a oferta de produtos incluídos na Colt IQ Network até 400 Gb de onda ótica e 10 Gb de serviços IP/Ethernet.
“Queremos estar onde os nossos clientes fazem os seus negócios e têm as suas empresas, e é por isso que estamos a expandir a nossa presença no Norte da Europa”, garante Keri Gilder, CEO da Colt Technology Services.
Em Portugal, a Colt possui três centros de competência, duas redes de área Metropolitana e 830 km de rede de fibra ótica. Já a nível global, , opera em mais de 220 cidades de mais de 30 países e liga mais de 1.000 data centers e mais de 31.000 edifícios aos maiores centros de negócios da Europa, Ásia e América do Norte.