Home / MERCADO / Economia / Comissão Europeia dá luz verde ao Banco Português de Fomento
banco português de fomento investimento mais rica de portugal edp ikea opa ao montepio dinheiro banco europeu de investimento pme magazine

Comissão Europeia dá luz verde ao Banco Português de Fomento

A Comissão Europeia aprovou, esta terça-feira, a criação do novo Banco Português de Fomento (BPF), no âmbito dos auxílios de Estado, tendo em vista a “promoção do crescimento da economia portuguesa”, avança o executivo comunitário em comunicado.

Para a Comissão Europeia, o novo BPF “é uma solução adequada e proporcional para fornecer financiamento adicional a empresas e projetos que, de outra forma, permaneceriam subfinanciados devido a falhas do mercado”.

O banco resulta da fusão da Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD), do Sistema Português de Garantia Mútua (SPGM) e da PME Investimento. O BPF será propriedade do Estado Português e terá um capital social de 255 milhões de euros.

O comunicado adianta que o banco irá centrar-se na melhoria do acesso ao financiamento para projetos de investigação e inovação, infraestruturas sustentáveis, investimento social e competências, bem como de projetos que aumentem a competitividade das empresas portuguesas e incentivem os investimentos do setor público.

O decreto-lei do BPF foi aprovado em Conselho de Ministros no passado dia 18 de junho, medida prevista no Programa de Estabilização Económica e Social no âmbito do combate à crise gerada pela pandemia de Covid-19.