Home / MERCADO / Economia / Comissão Europeia otimista face a recuperação da economia
Calculadora Caneta Economia Gráfico
Comissão Europeia está otimista com a recuperação económica (Foto: Pixabay)

Comissão Europeia otimista face a recuperação da economia

A Comissão Europeia mostra-se otimista em relação às previsões de recuperação da economia na Europa, uma vez que se assiste a uma melhoria relativa ao mercado laboral, mesmo tendo em conta todas as incertezas derivadas da atual situação pandémica.

As projeções da Comissão Europeia em relação à recuperação da economia serão divulgadas durante o próximo mês de maio, com o organismo a demonstrar-se, para já, otimista em relação ao desenvolvimento desta área a nível europeu.

De acordo com o comissário europeu do Emprego e Direitos Socias, Nicolas Schmit, as previsões apontam para uma recuperação do mercado de trabalho, apesar das incertezas que a atual conjuntura carrega.

Desta forma, para este ano e para o próximo, prevê-se um período de evolução na realidade económica da União Europeia, depois de as previsões macroeconómicas divulgadas no passado mês de fevereiro apontarem para um crescimento de 3,7% na economia.

Com o aumento do número de novos contágios diários provocados pela pandemia Covid-19 e com a adoção de novas medidas restritivas, a União Europeia está agora focada nas medidas de recuperação pandémica, investindo de forma estratégica e sustentável.

Nesse sentido, recorde-se que o Conselho da União Europeia criou o regulamento para o Mecanismo de Recuperação e Resiliência, em fevereiro deste ano, estando avaliado num total de 672,5 mil milhões de euros. O objetivo deste mecanismo passa por apoiar os vários planos nacionais de investimento e de programas de reforma.

Portugal já entregou o referido Plano de Recuperação e Resiliência à Comissão Europeia, tendo sido, inclusive, o primeiro Estado-membro a entregar este documento, que prevê a adoção de projetos avaliados num total de 16,6 mil milhões de euros.