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Emma Rehnberg Jensen, vice-presidente na Husstainability comunicar sustentabilidade
Emma Rehnberg Jensen, vice-presidente na Husstainability (Foto: Divulgação)

Como comunicar sustentabilidade

Por: Emma Rehnberg Jensen, vice-presidente na Husstainability

Sustentabilidade é um tópico que tem estado cada vez mais presente na sociedade, poderemos até dizer que, atualmente, é uma tendência. Na Husstainability, o nosso foco é ajudar outras empresas a integrar a sustentabilidade nos seus modelos de negócio. Ao longo dos anos, fomos identificando alguns pontos--chave que têm, posteriormente, um papel importante no que toca ao sucesso ou não dessa comunicação. 

Antes de começar a comunicar, certifique-se de que tem o conhecimento certo dentro da empresa. Não raramente, damos de caras com empresas que fazem bons esforços, mas completamente abaixo do radar. Não comunicar sobre as ações climáticas levadas a cabo é o oposto de “greenwashing”e é chamado de “greenhushing”. Quando perguntamos porquê, a resposta é sempre por precaução e não os censuramos. Se a comunicação sobre os esforços sustentáveis não for realizada de forma apropriada, pode acabar por ter uma conotação negativa, ser mal interpretada.

Assim sendo, coloca-se a pergunta: qual a melhor maneira de comunicar sustentabilidade? A resposta é bastante simples: tudo o que importa é ser totalmente honesto. Queremos argumentar que o que estamos a experienciar neste preciso momento é o campeonato do mundo do “greenwashing”, que é provavelmente uma consequência da rápida e crescente procura por marcas, espaços de trabalho e indivíduos sustentáveis. Consequentemente, o nosso maior inimigo é o facto de algumas empresas optarem por atalhos, de modo a chegar a esse “objetivo” sustentável mais rapidamente, enquanto outras esforçam-se por fazer as coisas bem desde o início. As empresas encontram-se constantemente sob pressão para serem as melhores, mais eficientes, preferencialmente fazendo mais bem do que mal ao ambiente em todas as vertentes e, ao mesmo tempo, tentando ter o preço mais competitivo. Este é um estado extremamente difícil de alcançar, senão mesmo irrealista. Por outro lado, a procura pode ser a nossa melhor amiga, pois é autorregulada, apenas as empresas que se esforçam para mudar à medida que a nossa sociedade se desenvolve serão capazes de se sustentar a longo prazo. Depois de definir as metas de negócios para atender aos requisitos ou diretrizes de sustentabilidade, ou se comunicar sobre isso. 

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