Home / Opinião / Como melhorar os gastos da sua empresa em tempo de crise
Carina Meireles, especialista em finanças pessoais (Foto: Divulgação)

Como melhorar os gastos da sua empresa em tempo de crise

Por: Carina Meireles, especialista em finanças pessoais

Estamos num ano de recuperação onde a palavra de ordem também é esperança. Esperança no arranque da economia, esperança no passar desta pandemia, esperança que existam mudanças para melhor neste ano que promete ter tudo para que o caminho se faça.

Em tempos conturbados como os que passamos e ainda em muitas empresas de determinados setores estão mais evidentes, muitas delas tiveram quebras acentuadas na faturação e sentiram uma necessidade forçada de cortar nos gastos, para poderem lidar com a crise da forma possível.

As empresas que conseguirem ultrapassar esta fase, vão, sem dúvida, sair mais fortes e mais capazes de enfrentar grande parte dos desafios.

E então como podemos cortar nos gastos da empresa?

Aqui ficam algumas dicas:

Sabe quanto paga de despesas ao banco? Se não sabe, esta deve ser uma das coisas que deve saber de forma regular. Tem cartão de crédito da empresa? Paga anuidade? E porque não trabalhar com bancos digitais? A sua empresa pode poupar muito dinheiro em despesas, escolhendo esta opção. Coloque essa possibilidade em cima da mesa e veja se faz sentido para si e para a sua empresa.

Sabe quais os seguros que tem que ter obrigatoriamente na sua empresa e os que não tem? Sabe quanto paga por cada um deles? Então são estas e outras questões que deve responder, porque também nos seguros, devemos acompanhar o mercado e comparar soluções, tendo mais do que uma opção em cima da mesa, com uma revisão da carteira sempre, uma vez por ano. Se não tem uma mediação de seguros poderá ser uma boa solução.

Tem escritório? Sabe quanto paga pela luz e água? Também estes gastos devem ser analisados todos os anos e caso hajam grandes alterações nos valores a pagar perceber o porquê e olhar melhor para a concorrência e comparar preços. Uma das alternativas poderá ser, dependendo da dimensão da empresa, repensar no teletrabalho ou ter um espaço de cowork que fica mais em conta. Certas atitudes de todos na empresa podem fazer a diferença na redução de custos, como por exemplo, desligar os equipamentos quando não estiverem a ser utilizados e apelar a todos na empresa que sejam responsáveis e não desperdicem água. As lâmpadas da sua empresa gastam muita energia? Então está na altura de as substituir por outras que ajudem a poupar no consumo de energia.

Define e partilhe quais são os gastos estratégicos para a empresa, para que todos ajudem a tornar possível esta questão.

Não queira cortar em tudo. Seja racional e procure definir estratégias de atuação para cada gasto e mostre à sua equipa que é importante para todos e que todos devem também fazer parte desse processo, para que se consiga rapidamente ter um controlo financeiro mais eficaz no tempo, com resultados mais duradouros. Tenha o chamado “Plano de Ação”, ou seja, analise quais os custos essenciais para a empresa e quais os que pode reduzir ou cortar.

Para dar continuidade ao negócio é preciso saber exatamente, onde podemos melhorar a saúde financeira da empresa, porque em tempos de crise pode fazer toda a diferença, tendo sempre em atenção que os bancos, não são nem devem ser a solução para tudo.

Portanto, em tempo de crise, estas e outras questões devem ser colocadas em análise e definidas estratégias de atuação mais ponderadas e sempre de acordo com a realidade de cada empresa.