Por: Pedro Sousa, country manager da Adsmovil em Portugal
O mundo está sempre em mutação e quando falamos do mundo digital a mudança é ainda mais rápida. Por isso mesmo, em 2023 as empresas vão ter de inovar e acompanhar cinco tendências do mundo digital, se quiserem continuar a alcançar os seus consumidores.
São várias as novidades que 2023 vai trazer. A primeira? O retail media. Ou seja, a oportunidade de ter as empresas de retalho como canais de comunicação. As empresas de retalho passam cada vez mais a disponibilizar o acesso à sua 1st Party Data por parte de empresas parceiras, utilizando assim os seus canais digitais para explorar oportunidades de publicidade. Desta forma as empresas retalhistas podem monetizar os seus bens digitais e aumentar as suas receitas, enquanto as empresas parceiras podem ter uma publicidade mais eficiente e direta junto dos seus públicos.
A segunda tendência que podemos esperar prende-se com os 3rd Party Data. O eventual fim dos cookies está cada vez mais próximo e vai resultar em novos desafios para a angariação dos dados dos consumidores. Cabe às empresas anunciantes começarem a rever o mais depressa possível a estratégia de DATA para que consigam continuar a compreender os seus consumidores e a alcançá-los de forma eficaz.
Em terceiro lugar, os media digital out of home vão ganhar predominância. Os media de outdoor que há anos marcam presença no mundo da comunicação, vão ter de se adaptar e tornar digitais. Só desta forma, que permite que sejam media mais interativos e relevantes sem que a mensagem seja estática, vai ser possível alcançar eficazmente as audiências.
Também a forma como se consome o conteúdo mudou e está agora tudo nas mãos dos consumidores: o que consomem, quando e onde consomem e qual o ecrã em que o fazem. Com o conteúdo a passar para o lado deles, surge o advertising based vídeo on demand como oportunidade. Se os consumidores querem aceder ao conteúdo, podem fazê-lo sem custos, assistindo a anúncios. É aqui que os anunciantes de podem posicionar.
Finalmente, o mobile gaming, é uma plataforma de audiências massificada e, por isso, onde as empresas podem também apostar. Além de haver formas de criteriosamente selecionarem os seus públicos, graças aos dados que podem obter, por exemplo através do apoio da Adsmovil, vão conseguir através de diferentes vertentes alcançar os consumidores num momento único de atenção, descontração e disponibilidade que se cria nos jogos de mobile.
Cabe às empresas continuarem o processo de digitalização e de mudança tendo sempre a inovação como foco para que, com estratégias criativas e pormenorizadas, continuem a alcançar um público mais digital e seletivo que nunca. Manterem-se a par das tendências e das inovações, acederem a especialistas e criar parcerias é a forma que as empresas têm para continuar a alcançar os consumidores no digital.