Home / Editorial / Comunicação como ferramenta na gestão de riscos
mafalda marques pme magazine
Foto: João Filipe Aguiar

Comunicação como ferramenta na gestão de riscos

Por: Mafalda Marques, diretora-geral da Media em Movimento

Todas as empresas enfrentam algum grau de risco. Para minimizá-los, a comunicação não apenas é uma ferramenta necessária como um caminho crucial para blindar a integridade e o bem-estar das organizações. Isso porque estamos há quase um século no que o sociólogo americano Daniel Bell apelidou de “sociedade da informação”. O foco, então, passa a ser em como a sociedade se comporta diante das informações e como as compartilha. Por isso, os processos de comunicação empresarial precisam de adequação para se tornarem cada vez mais ágeis e eficientes de modo a não apenas gerir, mas também a evitar crises.

A comunicação voltada para mitigação de riscos é um valor inovador à estratégia de negócios que irá proporcionar à empresa maior entendimento da natureza dos perigos que a rodeiam.

As instituições que procuram alcançar excelência no seu modo de comunicar alcançam o posicionamento desejado no mercado e fortalecem a interação com seus públicos, uma vez que, ao se depararem com um evento gerador de crise, têm reservada a credibilidade e o benefício da dúvida.

Na realidade, antes que um facto crítico aconteça, a comunicação já tem de ter mapeadas as inúmeras formas de a empresa ter a sua imagem afetada. A comunicação, então, pode ser um processo que tem a finalidade de calcular as probabilidades e as consequências das crises e ainda desenhar um plano bem definido de gestão de crise.

Assine a PME Magazine em papel para ler o artigo na íntegra ou subscreva a edição digital aqui.