Home / Empresas / Ambiente / Condomínios amigos do ambiente: a proposta da APEGAC
APEGAC
Em Portugal, quase metade da população vive em condomínios (Foto: D. R.)

Condomínios amigos do ambiente: a proposta da APEGAC

Por: Diana Mendonça

Em solo nacional, quase metade da população portuguesa, cerca de cinco milhões de cidadãos, vive em condomínios. Contudo, a preocupação com o meio ambiente nestes locais ainda acaba por ser escassa. A Associação Portuguesa das Empresas de Gestão e Administração de Condomínios, em parceria com várias associações ambientais, quer alterar este mindset.

Sustentabilidade e eficiência energética. Estes são os objetivos do “Condomínio Verde”, projeto da Associação Portuguesa das Empresas de Gestão e Administração de Condomínios (APEGAC) cujo apoio da Quercus, da Associação Nacional de Conservação da Natureza e do Fundo Ambiental e ADENE está a ser ultimado.

Em Portugal, quase metade da população vive em condomínios. Isto corresponde à existência de cerca de 300.000 edifícios. A criação de um projeto como o “Condomínio Verde” permite sensibilizar
para as boas práticas ambientais de uma forma comunitária.

Apesar de alguns condomínios já estarem sensibilizados para as práticas de vida comunitária sustentáveis, implementando medidas simples, como é o caso da reciclagem e da compostagem, ainda existe muito a melhorar, de acordo com Vítor Amaral, presidente da APEGAC: “O primeiro passo é a sensibilização dos administradores de condomínios, sejam ou não profissionais, de forma que possam promover junto dos condóminos a mudança de práticas e comportamentos, que levem à melhoria da qualidade de vida, poupança nos consumos de energia, de água e outros recursos.”

Assine a PME Magazine em papel para ler o artigo na íntegra ou subscreva a edição digital aqui.