Home / MERCADO / Economia / Confiança dos consumidores cai pelo terceiro mês
Rendimento das famílias portuguesas consumo privado iefp ebrd confiança dos consumidores
Foto de arquivo

Confiança dos consumidores cai pelo terceiro mês

Já o clima económico melhorou em agosto, confirma o INE.

 

O indicador de confiança dos consumidores caiu em agosto pelo terceiro mês consecutivo para os -13,3 pontos. Em julho, este indicador estava nos -13 pontos e em junho nos 12,6 pontos.

“A diminuição do indicador de confiança dos consumidores em agosto deveu-se ao contributo negativo das perspetivas relativas à evolução da situação económica do país, da situação financeira do agregado familiar e do desemprego, enquanto as perspetivas relativas à evolução da poupança contribuíram positivamente”, assinala o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Já o indicador de clima económico melhorou em agosto para os 1,4 pontos, mais do que os 1,3 pontos de julho e do que os 1,2 pontos registados nos dois meses anteriores.

O INE refere que o aumento foi registado na “indústria transformadora, na construção e obras públicas, no comércio e nos serviços”.

 

Sentimento económico a cair

Ainda esta terça-feira, a Direção-Geral dos Assuntos Económicos da Comissão Europeia divulgou que o indicador de sentimento económico voltou a piorar em Portugal no mês de agosto, tratando-se do segundo mês consecutivo de quedas, desta feita dos 106 pontos em julho para os 105,8 pontos em agosto.

Na zona euro, o indicador caiu 1 ponto em agosto para o 105,5, enquanto na União Europeia caiu 0,9 pontos para os 103,8 em relação a julho.

O indicador de sentimento económico mede a confiança e as expectativas quanto à economia de consumidores e empresas europeias.