Por: João Monteiro
A Congelagos uniu-se à GoParity para financiar a construção de uma central fotovoltaica de 913kW, tornando-se assim no maior projeto de energia solar da plataforma de investimento de impacto.
A empresa portuguesa de pesca, Congelagos, tem implementado uma política de zero desperdício alimentar, posicionando-se como um gestor de mercado em Portugal, pronto para adquirir todo o peixe, especialmente espécies que são tradicionalmente rejeitadas, garantindo assim o escoamento do produto da pesca e de recursos em mercados que os valorizam (por exemplo, a cavala e o carapau).
Com o objetivo de reduzir a sua pegada ecológica, inovar e desenvolver a indústria, a empresa vai recorrer à comunidade de investidores de impacto da GoParity para angariar 500 mil euros, em duas campanhas, para financiar aquele que será o maior projeto de energia solar da plataforma de financiamento colaborativo, desde a sua criação, em 2017.
A central fotovoltaica a ser instalada no complexo da Congelagos produzirá mais de 1500 MWh de energia limpa por ano para suportar a atividade de processamento e congelação de peixe, com uma potência de 913kW. A empresa de pesca espera que a energia gerada anualmente seja equivalente ao consumo energético anual médio de 405 famílias europeias.
“Este projeto é especialmente relevante numa época de tensão sobre a dependência energética global. O maior aproveitamento de recursos endógenos e renováveis é a única forma de conseguir autonomia e deixar a dependência de regimes políticos imprevisíveis e de variáveis que não controlamos. A diminuição da dependência da empresa da rede elétrica torna-a menos vulnerável a flutuações de preços e encargos fiscais”, anunciou Nuno Brito Jorge, diretor executivo da GoParity, em comunicado.