Por: Djeisibel Lopes
De acordo com as conclusões da segunda vaga do Barómetro CTT 2023, os consumidores valorizam cada vez mais a apresentação de locais alternativos de entrega na hora de efetuarem compras online.
Segundo os dados do inquérito, apesar da entrega ao domicílio continuar a ser a opção preferida dos clientes, o envio de encomendas para locais alternativos já está a rondar valores similares aos da entrega tradicional em termos de preferência.
Apesar das novas soluções de entrega trazerem mais liberdade aos consumidores, as empresas entendem que precisam de reduzir o tempo das entregas. Cerca de 27,3% dos membros do painel do Barómetro afirmam já oferecer uma solução de entrega no próprio dia e outros 27,3% pretendem fazê-lo a médio prazo.
Com a pandemia, muitos consumidores aderiram às compras online e muito se questionou sobre o futuro desta tendência. Segundo o indicador da CTT, 82,2% dos peritos inquiridos apontaram, nos respetivos setores de atividade, que as vendas online estabilizaram ou cresceram no primeiro semestre deste ano, face ao período homólogo do ano passado.
O estudo concluiu ainda que as iniciativas com maior adesão foram a comercialização de produtos sustentáveis e a utilização de embalagens recicláveis, pelo que apenas 4,8% dos peritos questionados afirmaram não ter o tema da sustentabilidade na agenda para o próximo ano.
Na segunda vaga da investigação, o custo de produção continua a ser um obstáculo, tal como a disponibilização de uma rede de pontos de devolução adequada às preferências dos compradores. Com isto, o Barómetro entende que as empresas precisam de escolher os melhores parceiros logísticos de forma a apoiar o desenvolvimento do negócio neste domínio.