Por: João Monteiro
O prazo para os contribuintes entregarem a declaração anual do IRS arranca nesta sexta-feira e prolonga-se até 30 de junho.
Ao contrário do que tem acontecido em anos anteriores, desta vez não se registaram alterações em relação ao tipo de contribuintes abrangido pelo IRS automático, o que segundo o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, faz com que haja cerca de três milhões de contribuintes abrangidos por esta funcionalidade.
Nesta campanha do IRS, está em vigor a declaração dos rendimentos auferidos ao longo de 2021, sendo que os três meses disponíveis para este acerto anual do IRS se aplica a todas as tipologias de rendimentos e perfis de contribuintes singulares.
Segundo dados disponíveis no Portal das Finanças, existem pelo menos 171 autarquias que decidiram atribuir um desconto no IRS aos seus munícipes, entre as quais há 30 autarquias que prescindiram na totalidade dos 5%.
Este ano, os contribuintes com idades entre os 18 e os 26 que cumpram os requisitos para serem abrangidos pelo IRS Jovem, que lhes permite uma isenção de imposto sobre 30% do rendimento no primeiro ano de atividade e não tenham invocado o regime, serão avisados para este benefício antes de submeterem a declaração.