Por: Ana Vieira
A Coopérnico, a primeira cooperativa de energias renováveis de Portugal, está a convidar os habitantes de Ílhavo a tornarem-se proprietários da energia renovável gerada no concelho.
Juntamente com a Câmara Municipal de Ílhavo, e com mais de dois milhões de euros em investimento alcançados, o programa “ACC COMSOLVE” visa a instalação de um sistema fotovoltaico para partilha de energia.
“O sistema será disponibilizado para investimento pelos residentes de Ílhavo, permitindo que se tornem proprietários da produção de energia renovável no seu concelho”, refere Ana Rita Antunes, coordenadora executiva da cooperativa.
O objetivo passa por tornar “os cidadãos donos da produção de energia renovável instalada no concelho onde vivem”, conclui a coordenadora.
O projeto, aberto desde o dia 18 de outubro, dará prioridade de investimento, em primeiro lugar, aos cooperantes residentes em Ílhavo e, só depois, aos restantes membros da Coopérnico.
O projeto “ACC COMSOLVE” prevê a instalação de um ACC com capacidade de 117,3 kWp na cobertura do edifício dos Paços do Concelho, que partilhará energia entre o Edifício Paços do Concelho e a Casa da Cultura de Ílhavo.
Este sistema irá gerar anualmente cerca de 170 729 kWh de energia, contribuindo para uma redução de aproximadamente 56% no consumo anual de energia desses dois edifícios.