Por: Mariana Barros Cardoso
Há mais 32 óbitos em Portugal nas últimas 24 horas e mas 712 casos confirmados. Os números nos arquipélagos dos Açores e da Madeira continuam com os mesmos números e a região norte mantém-se como a zona mais afetada do país, que regista já 7052 casos positivos e 186 óbitos, dos 12452 totais de confirmados em Portugal.
Presidente da República, políticos e dirigentes da área da saúde reuniram hoje na sede do Infarmed, em Lisboa, para falar da pandemia. Os membros de conselho de estado participam por videoconferência.
Em causa está a abertura ou não dos estabelecimentos de ensino que estão já encerrados desde o passado mês. Os técnicos de saúde estão preocupados com a possível reabertura das escolas, em particular com o impacto que essa reabertura possa ter nos docentes com mais de 55 anos, que compõem uma percentagem de quase metade dos professores. Defendem ainda, caso seja aprovada, que a reabertura deva ser faseada. Estas precauções fazem parte dos conselhos deixados pelos especialistas.
À hora desta notícia ainda não se deu por terminada a reunião, pelo que não se sabe ainda qual será a decisão final sobre a reabertura das escolas. O conselho nacional de educação está presente também nesta reunião.
A decisão será formalmente anunciada quinta-feira e António Costa afirma que “para existir uma certa normalidade dentro destes tempos anormais que o país vive, a reabertura das escolas terá de ser feita obrigatoriamente até ao dia 4 de maio“.
É já a terceira sessão sobre da situação epidemiológica em Portugal.