Home / MERCADO / Economia / PIB pode ter quebra histórica
mário centeno eurogrupo pme magazine
Mário Centeno (Foto: Conselho Europeu)

PIB pode ter quebra histórica

Por: Mariana Barros Cardoso

PIB pode cair mais de 20% no segundo trimestre e será a maior crise vivida do país, afirma Mário Centeno, ministro das Finanças.

A situação atual do novo coronavírus em Portugal estima uma perda de 6,5% do PIB – Produto Interno Bruto – a cada mês. Mário Centeno afirma, em entrevista à TVI, que este será a quebra mais histórica do PIB em Portugal e avança que “o segundo trimestre vai ter uma variação homologa em relação ao segundo semestre do ano passado de uma grandeza que será com certeza próximo de 4, 5 vezes, o máximo que alguma vez vimos o PIB num trimestre cair em Portugal“.

O ministro das finanças reforça ainda que a economia está parcialmente parada e que 45% do PIB português são exportações e a ajuda da união europeia para a economia será de 500 mil milhões distribuídos por 27 países.

O país continua em estado de emergência até dia 1 de maio e regista hoje 347 casos recuperados e 567 óbitos. Com 17448 casos confirmados no país a região norte continua a ser a mais afetada com 10302 casos positivos.

Boletim Epidemiológico da DGS

Centeno reforça que “esta crise é temporária e que estamos a tentar resolver na sua origem que não é económica“.